ABR Telecom dá 4 dicas para revisar práticas e garantir uma comunicação mais segura em outubro, mês da cibersegurança
Outubro é reconhecido mundialmente como o Mês da Conscientização em Cibersegurança, uma iniciativa global para educar indivíduos e empresas sobre a importância de se proteger contra ameaças virtuais. A iniciativa, criada em 2004 pela National Cybersecurity Alliance (NCA) em parceria com o governo dos EUA, tornou-se um movimento global que reforça a importância de práticas seguras no ambiente digital.
A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações – ABR Telecom – aproveita para dar dicas exclusivas, com soluções que talvez ainda não façam parte do seu dia a dia — mas que têm o potencial de transformar a forma como você se conecta, se comunica e se protege no ambiente digital. Confira:
- Bloqueie aparelhos perdidos ou roubados. Instale o aplicativo Celular Seguro do Ministério da Justiça. Com ele, em caso de perda, roubo ou furto de seu celular, você poderá solicitar o bloqueio de seu dispositivo. Caso não tenha instalado esse dispositivo, você também poderá solicitar esse bloqueio entrando em contato com sua operadora.
- Evite o uso de aparelhos não homologados. Antes de adquirir um novo celular, verifique se o aparelho possui algum registro de impedimento com o serviço Celular Legal. Uma simples consulta irá te ajudar a identificar dispositivos clonados, irregulares ou não homologados, evitando problemas futuros como bloqueios ou ordens de devolução do aparelho em situação ilegal.
- Evite chamadas indesejadas com o serviço Não Me Perturbe
Cadastre seu número no Não me Pertube para evitar e impedir ligações abusivas de telemarketing de. De forma fácil e gratuita, evita a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado).
- Cuide-se no ambiente digital com boas práticas de segurança: Mantenha-se alerta e não se deixe levar pela primeira impressão.
Suas senhas são sua proteção. Crie senhas fortes e sempre habilite a autenticação de dois fatores ao menos, nos seus aplicativos mais utilizados (whatsapp, redes sociais, e-mails, bancos digitais…).
- Evite clicar em links recebidos em mensagens (whatsapp, e-mails, publicações em redes sociais, etc). Se ficar em dúvida, acesse o endereço oficial indicado na mensagem suspeita digitando o endereço diretamente no navegador da internet.
- Compartilhe informações pessoais com cautela. Fotos, opiniões, localização…todas essas informações postadas podem e serão utilizadas contra você.
Sobre a ABR Telecom
A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) atua na gestão centralizada de soluções tecnológicas em ambientes compartilhados, gerando valor para prestadoras de telecomunicações. As soluções da ABR Telecom são desenvolvidas em parceria com suas Associadas e os serviços prestados são viabilizados por alianças estratégicas que empregam recursos de alta tecnologia, alinhadas às melhores práticas de segurança da informação e da privacidade e proteção dos dados.
Da conscientização à ação: como defender a segurança cibernética na era da IA
No Mês da Cibersegurança, especialista alerta: não existe mais segurança física sem proteção digital
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























