O mês da conscientização sobre segurança cibernética é reconhecido por reforçar a importância da prevenção contra ataques digitais
Outubro é mundialmente reconhecido como o Mês da Conscientização em Segurança Cibernética, período dedicado a reforçar a importância da prevenção contra ataques digitais em um cenário de risco crescente. Segundo a Check Point Research, o Brasil registrou uma média de 2.831 ataques cibernéticos semanais por organização no segundo trimestre de 2025. O aumento da digitalização dos negócios amplia as oportunidades de crescimento, mas também escancara vulnerabilidades críticas, especialmente entre as pequenas e médias empresas.

Mais do que tecnologia, o fortalecimento da cultura de cibersegurança passa por capacitação contínua, atualização de protocolos e engajamento de todos os colaboradores. Nesse contexto, Fernando Dulinski, CEO do Cyber Economy Brasil ressalta que a conscientização precisa ir além de uma data no calendário e se traduzir em práticas recorrentes dentro das organizações.
“O mês de conscientização é um lembrete importante para as empresas revisarem suas posturas diante de ameaças digitais, mas o verdadeiro impacto acontece quando empresas integram a segurança cibernética ao seu dia a dia. Isso significa proteger sistemas, dados e, principalmente, a confiança do cliente”, afirma Fernando.
Além disso, a data também é uma iniciativa fundamental para reforçar a importância da proteção digital em todos os níveis, desde o usuário comum até grandes corporações.

“Não são apenas as empresas que sofrem com os ataques, a população também tem sido cada vez mais alvo de golpes virtuais, como fraudes financeiras, roubo de identidade e vazamento de dados pessoais. No cenário atual de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados e frequentes, a conscientização é a primeira linha de defesa. É preciso investir em educação digital, políticas de segurança e tecnologias de proteção para criar uma cultura de segurança sólida, ágil e resiliente”, analisa Paulo Lima, CEO da Skynova.
Para Ricardo Maravalhas, CEO e fundador da DPOnet, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, as empresas, independentemente do porte, devem garantir um tratamento de dados adequado e investir em cibersegurança para evitar prejuízos.
“A LGPD não distingue o porte da empresa. Todas, desde as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) até as gigantes, devem ter responsabilidade com dados pessoais o ano inteiro, integrando seus departamentos, além de oferecer treinamentos continuados para os colaboradores e fortalecer a cultura de conscientização. Com uma atuação preventiva, as empresas ficam menos vulneráveis a ataques e prejuízos, seja em razão de sanções legais, seja de impactos financeiros, como multas e perdas de clientes”, afirma o CEO.
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