O Mês da Cibersegurança é um movimento global de conscientização criado para reforçar a importância da proteção digital em empresas, governos e também na vida das pessoas
Por Abílio Branco

Existem momentos que nunca saem da memória. Quando penso no Mês da Cibersegurança, celebrado em outubro, inevitavelmente volto à época em que eu era estagiário na Petrobras em Macaé.
Naquele tempo, segurança da informação ainda era um tema restrito a poucos especialistas. Lembro-me claramente de um dia em que estive na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, para assistir a uma palestra da Patricia Peck Pinheiro, PhD. Eu não fazia ideia da dimensão que aquele encontro teria na minha vida.
Naquele auditório, diante de um tema praticamente desconhecido, percebi que havia um universo de oportunidades se abrindo. Foi ali que comecei a entender o papel estratégico da segurança da informação, não apenas como uma disciplina técnica, mas como um pilar essencial para a transformação digital, a proteção de dados e a soberania de países e empresas.
Ler hoje as reflexões da Patricia Peck e reconhecer a importância daquela palestra me faz entender como grandes jornadas começam com encontros transformadores.
O Mês da Cibersegurança, celebrado todos os anos em outubro, é um movimento global de conscientização criado para reforçar a importância da proteção digital em empresas, governos e também na vida das pessoas. Em um mundo hiperconectado, onde dados são ativos estratégicos e ataques cibernéticos se tornam cada vez mais sofisticados, essa iniciativa tem um papel essencial: estimular a educação digital, fortalecer a resiliência organizacional e promover a cooperação internacional contra ameaças virtuais.
Não posso deixar de destacar também a relevância de quem esteve presente naquele ponto de partida da minha trajetória: Patricia Peck Pinheiro, PhD, hoje reconhecida como uma das maiores autoridades em direito digital, segurança da informação e cibersegurança no Brasil e no mundo. Sua visão pioneira ajudou a consolidar um campo que, na época, ainda engatinhava, mas que hoje é indispensável para a governança, a inovação e a soberania digital.
Ao longo dos anos, tive a sorte de cruzar com muitas pessoas que acreditaram em mim, muitas vezes mais do que eu mesmo acreditava. Não vou listar nomes porque certamente deixaria alguém importante de fora, mas a todos que me incentivaram, meu sincero agradecimento. Cada apoio foi combustível para que eu seguisse trilhando esse caminho.
Hoje, na Thales, sigo dedicado aos temas que me encantaram lá atrás e que se tornaram ainda mais relevantes: cibersegurança, proteção de dados e soberania digital. São áreas que não apenas garantem a resiliência das organizações, mas que moldam a confiança necessária para que a sociedade avance de forma segura e sustentável.
Mais do que tecnologia, cibersegurança é sobre confiança, ética e responsabilidade coletiva. Outubro nos lembra da importância de manter esse tema no centro das discussões, porque é nele que se sustentam a inovação, a proteção da privacidade e a defesa de interesses estratégicos.
E se eu pudesse deixar uma mensagem neste mês da cibersegurança, seria esta: nunca subestime a força de uma conversa, de uma palestra ou de um encontro que, à primeira vista, pode parecer simples. Eles podem abrir portas que mudam para sempre a sua trajetória.
Naquele momento, eu não pensava em cibersegurança, era algo invisível para mim. Mas, a partir daquela experiência, passei a enxergar sua importância. Da mesma forma, muitos profissionais de tecnologia ainda precisam compreender que cuidar da cibersegurança não é opcional, mas parte essencial do dia a dia das corporações, pois é ela que sustenta a confiança, a inovação e a segurança em nosso futuro digital.
Por Abílio Branco
Diretor Regional de Segurança de Dados e Aplicações da Thales para o Brasil e SOLA (América do Sul Latina). À frente da organização comercial unificada das antigas unidades de Data Protection e Imperva, agora integradas à nova linha de negócios Cyber Security Products (CSP) da Thales.
Sobre Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores aborda vários desafios importantes: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão. O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento em áreas chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, Cibersegurança, tecnologias quânticas e de nuvem.
A Thales tem mais de 83.000 funcionários em 68 países. Em 2024, o Grupo gerou vendas de 20,6 bilhões de euros.
Leia outros artigos da Thales aqui!
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























