A OLX destaca que o recurso gera informações detalhadas a partir de fotos dos produtos anunciados, foi elaborado a partir de um Hackathon

a partir de fotos do produto a ser anunciado
Alinhada à cultura de inovação do Grupo OLX, a OLX torna-se a primeira plataforma entre os marketplaces do país que utiliza IA no preenchimento automático de anúncios de bens de consumo a partir das fotos dos produtos. A ferramenta foi desenvolvida e selecionada entre os finalistas de um Hackathon realizado pela companhia há cerca de um ano.
Maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, o Grupo OLX já havia sido o primeiro a usar a tecnologia de deduplicação, que, por meio de inteligência artificial, identifica a duplicidade de anúncios de imóveis ao analisar imagens, aprimorando a experiência dos usuários do portal de anúncios imobiliários Zap durante a busca. Agora, a cultura de inovação da companhia se reflete na experiência dos usuários da OLX.
O preenchimento automático de anúncios permite que, a partir de uma foto do item, os campos “Categoria”, “Atributos do produto” e “Descrição do anúncio” sejam completados via IA, considerando informações públicas do item. Além disso, a ferramenta ainda sugere textos estruturados de maneira a aumentar a atratividade do anúncio. A praticidade da ferramenta conquistou uma média de 250 mil usuários que a usam diariamente.
Por meio do recurso, o tempo que os anunciantes dedicam para inserir suas ofertas no portal pode ser até 3 vezes menor do que o preenchimento manual, além de proporcionar informações mais detalhadas sobre o item à venda. Com essa economia, os anunciantes podem se dedicar a comentar os aspectos que fazem daquele item único, como sua história, onde e como foi usado, bem como eventuais modificações feitas e seu estado de conservação.
Entre os resultados que a evolução na experiência trouxe, estão o aumento médio de 5% de anúncios com mais dados informados e campos preenchidos — número que, em algumas categorias, chegou a 10%, assim como um alto volume de adesão: cerca de 5,5 milhões de publicações já foram feitas com o auxílio da funcionalidade. Além do preenchimento dos anúncios por meio de IA, a OLX também sugere um valor para a negociação do item, usando como base o preço médio de itens semelhantes anunciados na plataforma.
Cultura de inovação
A ideia surgiu a partir de um grupo de seis engenheiros de software, que avaliou como usar uma tecnologia já existente para incrementar a inserção de anúncios na plataforma, e apresentou a proposta durante um Hackathon interno. Ao longo de dois dias de atividade, foi feito um processo rápido de implementação com todas as fases do ciclo de criação: concepção, design, desenvolvimento e implementação para produção.

“A ideia apresentada mostrou uma oportunidade real de desenvolver um novo recurso que usa a tecnologia de forma a solucionar uma dor tanto de quem deseja anunciar na plataforma e não quer gastar muito tempo nesse processo, quanto de quem busca um produto e quer encontrar ofertas mais detalhadas, facilitando sua tomada de decisão. Diante disso, envolvemos equipes de engenharia, produto e design, além do apoio significativo da parceria externa com o Google, uma vez que a ferramenta utiliza IA generativa baseada no Gemini, para alcançar o resultado de forma rápida”, explica o CTO do Grupo OLX, Marcelo Wendling.
Desde que assumiu a liderança de tecnologia da companhia, em 2024, Wendling tem ajudado a acelerar ainda mais a visão de inovação, otimizando a experiência dos usuários em todas as etapas, da publicação do anúncio à confirmação da venda. “Isso só é possível devido à cultura da companhia, que estimula os cerca de 1.300 colaboradores a contribuírem com soluções criativas e que reforcem o ambiente de colaboração e experimentação, como o próprio Hackathon”, destaca.
Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, protagonista na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.
Gartner revela principais previsões para organizações e usuários de TI para 2026 e além
Pix, Open Finance e IA: revolução no sistema financeiro e o aumento de ataques
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























