Scala Data Centers destaca que acordo com a Prefeitura de Barueri estabelece o desenvolvimento urbano com investimentos em infraestrutura

A Scala Data Centers, a principal plataforma latino-americana de data centers sustentáveis para o mercado hyperscale, celebra hoje mais um marco estratégico em sua trajetória. A empresa assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Prefeitura Municipal de Barueri para a aprovação do master plan (plano diretor) do seu Campus Tamboré – consolidando-o como o maior e mais avançado campus de data centers da América Latina.
Este acordo não apenas valida o projeto da Scala, mas estabelece as bases para uma nova fase de desenvolvimento urbano integrado na região. O plano inclui investimentos significativos em infraestrutura viária, mobilidade e melhorias comunitárias que beneficiarão todos os moradores e trabalhadores do entorno do campus. As iniciativas planejadas visam melhorar o fluxo de tráfego, modernizar vias e aumentar a segurança, criando um ambiente mais harmonioso e eficiente para a comunidade.
“A aprovação do plano diretor do Campus Tamboré da Scala é um marco histórico, pois reafirma a posição de Barueri como polo de inovação e tecnologia de classe mundial. Esta parceria vai muito além da infraestrutura digital, pois representa um investimento integrado ao nosso município, com melhorias urbanas, geração de empregos qualificados e estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável, beneficiando diretamente a nossa comunidade”, afirma o prefeito de Barueri, José Roberto “Beto” Piteri.
Inovação e sustentabilidade no coração da operação
O Campus Tamboré é uma das partes centrais das operações da Scala e incorpora os mais altos padrões de eficiência e responsabilidade ambiental, começando pelo uso de Energia 100% Renovável, garantida por meio de PPAs (Acordos de Compra de Energia) de longo prazo que viabilizam a construção de novos parques eólicos e solares.
Essa base sustentável é potencializada pela máxima eficiência energética, com a operação de empreendimentos atingindo um PUE (Power Usage Effectiveness) de 1.35, valor significativamente inferior à média global de aproximadamente 1.55, resultado da implementação de sistemas avançados de resfriamento líquido.
Complementando esse compromisso, a Scala assegura uma gestão hídrica responsável por meio de sistemas de resfriamento em circuito fechado, que eliminam completamente a pressão sobre recursos hídricos locais, uma vez que a operação não utiliza água subterrânea ou aquíferos.
“Esta parceria com o município reforça o compromisso da Scala em habilitar o futuro de forma colaborativa, responsável e transformadora“, disse o Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento Corporativo, Energia e Real Estate da Scala, Luciano Fialho. “Acreditamos que o desenvolvimento tecnológico deve ser um vetor de crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida para toda a região.”
Um marco de investimento e impacto regional
O Campus Tamboré consolida-se como o principal polo de infraestrutura digital da América Latina. Com investimentos que já superam R$ 10 bilhões, o complexo representa um marco estratégico na infraestrutura digital do Brasil.
Localizado às margens do Rodoanel, em uma área de hiperconectividade na Grande São Paulo, o campus conta atualmente com sete data centers em operação e outros em construção, totalizando mais de 120 MW de capacidade ativa. Com três subestações de energia, o complexo alcançará 600 MW de capacidade quando finalizado, distribuídos em 17 data centers.
O memorando assinado já antevê as futuras fases de desenvolvimento que colocam o Campus Tamboré na categoria dos 10 maiores do mundo. Mais do que números, o empreendimento materializa ainda seu impacto social por meio da geração de empregos e de um modelo operacional de benchmark, preparado para a era da Inteligência Artificial.
A aprovação do plano diretor do Campus Tamboré não é apenas um passo crucial para a expansão da infraestrutura digital na América Latina, mas também um testemunho do modelo de negócio da Scala: liderar a revolução da IA com inovação de ponta, sempre em sincronia com o desenvolvimento social e a responsabilidade ambiental.
Sobre a Scala Data Centers
A Scala Data Centers é a principal plataforma de data centers hyperscale sustentáveis da América Latina. Apoiada pela DigitalBridge, a empresa já investiu mais de R$ 12 bilhões e administra cerca de 200 MW de capacidade instalada e em desenvolvimento, além de um landbank superior a 12 milhões de m² em quatro países. A infraestrutura da Scala inclui mais de 7 GW de capacidade energética para expansões futuras, totalmente abastecida por fontes 100% renováveis e certificadas.
Claro, TIM e Vivo se unem para levar conectividade inédita à Ilha do Combú, em Belém antes da COP 30
Data Center World Brasil é lançado oficialmente durante o Futurecom 2025
Futuro da infraestrutura digital do Brasil em debate no Rec’n’Play
Saiba mais no Crypto ID
O Crypto ID acompanha de perto os avanços em infraestrutura digital no Brasil e no mundo. Em nossa coluna sobre Infraestrutura, você encontra análises exclusivas sobre data centers, conectividade, nuvem, energia e cibersegurança, aprofundando o debate sobre os pilares que sustentam a transformação digital.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























