ABDI e a Polícia Federal ampliam o uso de tecnologias avançadas de monitoramento, reforçando a soberania e a eficiência do Estado brasileiro
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Polícia Federal firmaram, nesta quinta-feira (06/11), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para fortalecer a segurança pública em áreas de fronteira por meio de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). O documento foi assinado pelo presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, pelo diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência, Carlos Geraldo, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.



Fotos: Helio Montferre/ABDI
Cappelli destacou que a iniciativa consolida a integração entre inovação e políticas públicas. “O acordo com a Polícia Federal reforça o compromisso da Agência em levar inovação aos desafios do Estado. Vamos utilizar soluções de IoT e Inteligência Artificial para ampliar a capacidade de monitoramento e resposta nas áreas mais sensíveis do país. É tecnologia a serviço da vida, da soberania e da integração nacional”, ressaltou.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, reforçou que a tecnologia é essencial para reforçar a proteção das fronteiras. “Com a cooperação da ABDI, a Polícia Federal amplia sua capacidade de inovação e aprimora os mecanismos de investigação e fiscalização, sempre em benefício da sociedade brasileira”.
Carlos Geraldo, por sua vez, destacou o potencial da iniciativa. “O uso de tecnologia reduz distâncias, acelera a atuação policial e fortalece o combate ao crime organizado. Agora, nossa missão é ampliar essas soluções para toda a faixa de fronteira e incorporar ainda mais inteligência artificial e novos equipamentos para apoiar o trabalho da Polícia Federal.”
O ACT integra o Projeto Mitra Nacional e conta com investimento estimado de R$ 3 milhões. A primeira fase abrangerá regiões fronteiriças de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Roraima, com foco no aprimoramento de ações de monitoramento e combate a crimes transfronteiriços.
A iniciativa prevê cases de demonstração tecnológica, relatórios de desempenho e estudos para replicação das soluções em outras áreas do país, além de fortalecer a cadeia produtiva nacional ligada ao mercado de segurança pública.
Fotos: Helio Montferre/ABDI.
Na Black Friday, cada segundo vale milhões: como a IA e a nuvem transformam tráfego em vendas
Caiado recebe empresários de SP e RJ e destaca Goiás como polo nacional de Inteligência Artificial
Deloitte expande sua oferta de detecção e resposta gerenciadas solução da CrowdStrike
Setor de manufatura amadurece o uso de IA e reduz riscos, aponta pesquisa
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Acompanhe os principais conteúdos sobre IoT (Internet of Things – Internet das coisas)!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























