Kaspersky aponta no seu levantamento que os adwares que exibem propagandas indesejadas respondem por 54% das ameaças a usuários de Android
Cerca de 1,1 milhão de tentativas de ataques a dispositivos móveis foram bloqueados em 12 meses (agosto de 2024 a julho de 2025) de acordo com o Panorama de Ameaças para a América Latina da Kaspersky. O número representa uma média de 2,1 ataques por minuto e mostra que os aplicativos de propaganda agressiva (Adware) e os golpes de empréstimo (SpyLoan) continuam entre os principais riscos para os usuários de Android.
De acordo com a análise das ameaças mais comuns, Adware dominam o cenário, representando mais de 50% de todos os bloqueios. Esses aplicativos, muitas vezes disfarçados de jogos ou utilitários, exibem publicidade de forma agressiva, abrem janelas indesejadas, drenam a bateria do aparelho e ainda podem servir como porta de entrada para ameaças mais perigosas. Entre os mais frequentes estão o HiddenAd.aiu (18,07%), o Adlo.u (11,24%) e o HiddenAd.alo (8,83%).
Outro destaque do ranking é a persistência do SpyLoan, que aparece com duas variantes entre as 16 ameaças mapeadas, são eles: SpyLoan.pj (7,96%) e SpyLoan.qk (3,54%). Este esquema se disfarça de app de empréstimo rápido, usando o próprio celular como garantia. Em caso de atraso no pagamento, o aplicativo malicioso pode bloquear o acesso a todas as funções do aparelho, tornando-o inutilizável até que a “dívida” seja paga, muitas vezes com juros abusivos.
Também existem RiskTools, como o Revpn.al (6,64%) e o Wapron.bay (5,33%), que são aplicativos que podem parecer úteis, como ferramentas de VPN ou acesso remoto, mas, quando usados de forma maliciosa, podem coletar dados pessoais, monitorar atividades, fazer cobranças indevidas ou até bloquear o aparelho.
Outras ameaças incluem spywares, como o Cerberus.b (4,16%), que conseguem monitorar mensagens, ligações e ações no celular sem o conhecimento da vítima. Já os trojans e backdoors, como Boogr.gsh (2,79%), Triada.z (2,42%) e Mirai.b (2,34%), podem permitir que criminosos assumam o controle do dispositivo, instalem outro malware ou utilizem o celular para ataques contra terceiros.

“O celular na América Latina tem um papel social, sendo o principal responsável pela inclusão digital da população. No Brasil, ele é o centro da vida digital das pessoas, usado para tudo, desde comunicação até transações financeiras via Pix”, avalia Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. “Os criminosos sabem disso e concentram seus esforços em ameaças que geram lucro rápido, seja pela exibição massiva de anúncios com os Adwares, seja pela extorsão direta com o SpyLoan. A porta de entrada para esses golpes é quase sempre a mesma: a instalação de aplicativos de fontes não oficiais ou a falta de atenção ao baixar um novo app”.
De acordo com os dados de detecção da Kaspersky na América Latina, os países com mais ataques a dispositivos móveis são México (411 mil bloqueios), Equador (134 mil), Colômbia (95 mil), Argentina (88 mil) e Peru (57 mil), totalizando 2,035 milhões de bloqueios na região.
Para evitar golpes online no celular, a Kaspersky recomenda:
- Desconfie de aplicativos fora das lojas oficiais: A principal porta de entrada para malware nos celulares é a instalação de apps de fontes desconhecidas.
- Verifique as avaliações: Mesmo em lojas oficiais, leia os comentários de outros usuários antes de instalar. Muitas vezes, as vítimas alertam sobre o comportamento abusivo do aplicativo.
- Cuidado com as permissões: Desconfie se um aplicativo simples, como uma lanterna ou um jogo, pede acesso aos seus contatos, mensagens ou permissões de administrador.
- Use uma solução de segurança: Instale um antivírus de confiança, como o Kaspersky Premium, que pode detectar e bloquear aplicativos maliciosos antes que eles sejam instalados.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de segurança digital e privacidade fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos até o momento contra ameaças emergentes e ataques direcionados, a profunda inteligência sobre ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky são constantemente transformadas em soluções e serviços inovadores para proteger pessoas, empresas, infraestruturas críticas e governos em todo o mundo. O portfólio completo de segurança da empresa inclui a liderança em proteção para a vida digital de dispositivos pessoais, produtos e serviços de segurança especializados para empresas, assim como soluções de ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos milhões de pessoas e cerca de 200.000 clientes corporativos a proteger o que mais valorizam.
BC regulamenta empresas de criptoativos e exige autorização prévia a partir de 2026
Elytron Cybersecurity nomeia Daniel Tupinambá como CISO Strategy
A próxima fronteira da segurança digital é também ambiental
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























