SYN explica que o recurso já resolve 64% das solicitações no Tietê Plaza e será expandido para outros empreendimentos do grupo
Com o objetivo de aprimorar ainda mais o relacionamento com os clientes, a SYN inicia projeto com uso de inteligência artificial generativa nos canais de atendimento dos shoppings que administra. Apelidado de “Concierge Digital”, o sistema interage em tempo real e compreende o que é solicitado, oferecendo respostas personalizadas de forma natural e próxima à linguagem humana.
A tecnologia amplia e agiliza a comunicação com os clientes, permitindo que as equipes dos empreendimentos se dediquem mais às interações presenciais e tornem a experiência de compra mais fluida e personalizada.
A fase piloto teve início no Tietê Plaza Shopping, em Pirituba, e tem previsão de ser expandida para os shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza, em São Paulo e ao Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, em 2026. O Tietê Plaza foi o ponto de partida do projeto pelo relacionamento próximo que já possui com seus clientes.
Neste ano, o shopping figura entre os finalistas do Prêmio Reclame AQUI 2025, principal selo de credibilidade e confiança no atendimento ao consumidor no país, por todo o trabalho que tem sido feito para entender cada vez mais as necessidades de seus consumidores.
Em um mês de uso, o sistema já solucionou 64,4% das solicitações recebidas pelos canais oficiais do Tietê Plaza. Ao todo foram 1.372 demandas de clientes feitas pelos canais do shopping, das quais 883 foram resolvidos de forma autônoma pela IA, sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, foi possível notar que a maioria das solicitações foram feitas via WhatsApp, representando 69% entre o total de demandas.
O ganho de eficiência amplia a capacidade de atendimento e fortalece a interação dos colaboradores com os clientes. “A tecnologia veio para potencializar a experiência de todos. Com o apoio do ‘Concierge Digital’, nossos colaboradores ganham mais liberdade para oferecer um atendimento presencial ainda mais dedicado — como localizar uma loja ou aproveitar os serviços do empreendimento, tornando cada visita ainda mais agradável” explica Arnaldo Oliveira, gerente de marketing do shopping.
O “Concierge Digital” foi criado pela Opens Tecnologia, a partir de um treinamento avançado em inteligência artificial generativa, utilizando informações e dados reais dos shoppings para entender as solicitações dos clientes e oferecer respostas precisas. Por trás de cada interação, há um ecossistema de cinco agentes virtuais, cada um especializado em um tema específico, como cinema, eventos ou lojas.
Quando o sistema identifica dúvidas que não consegue resolver ou qualquer sinal de insatisfação, o atendimento é imediatamente transferido para um colaborador, garantindo um suporte de melhor qualidade. Além disso, a IA adapta o tom e a linguagem de acordo com o canal de comunicação: no Instagram, a conversa é mais descontraída e inclui emojis; no WhatsApp, a comunicação é objetiva e direta.

O sistema também direciona as mensagens enviadas por e-mail e pelo site, sempre em conformidade com a LGPD, preservando a privacidade dos usuários. “Mais do que tecnologia, estamos criando experiências. Nosso objetivo é que cada cliente se sinta compreendido e bem atendido, independentemente do canal que escolher. A inteligência artificial não substitui o humano, ela amplia sua capacidade de entregar valor“, explica Daniel Fabiciack, gerente geral de TI da SYN.
Sobre a SYN
A SYN é uma empresa renomada no mercado imobiliário brasileiro, especializada na aquisição, locação e gestão de imóveis comerciais de alto padrão e shoppings centers. Com mais de 18 anos de experiência, a SYN administra 5 importantes shoppings no país: Grand Plaza, Shopping Cidade São Paulo, Tietê Plaza e Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro. O grupo possui um portfólio diversificado que inclui 13 edifícios corporativos Triple A, Classe A e galpões logísticos. Sua atuação se destaca pela transparência, sofisticação e reconhecida expertise na administração dos imóveis e altas taxas de ocupação.
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