Design de moda aliado à Inteligência Artificial e dados reais impulsiona uma nova abordagem para a moda inclusiva no Brasil
A AI Fashion Architect Amanda Momente transformou o pré-lançamento do seu primeiro livro em uma experiência viva na maior feira de moda do Brasil, a Pop Plus. Ao longo do último fim de semana, mais de 5 mil pessoas passaram pela edição em busca de novidades do setor, que fatura cerca de R$ 900 milhões por ano, segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS), que teve a presença da designer por uma razão clara: fidelidade, afeto e troca real com sua comunidade.
Fundadora da WonderSize, a maior marca da feira, Amanda Momente apresentou o WonderDataset, o primeiro banco de dados inclusivo da moda brasileira, criado para atualizar as bases que definem o “corpo humano” no design de moda.
A ferramenta, construída após dois anos de estudos unindo Inteligência Artificial generativa à modelagem, engenharia têxtil e comportamento, foi revelada em tempo real para visitantes por meio de um totem interativo, onde os visitantes puderam conversar com um bot criado especialmente para a jornada criativa da obra.
A designer une Inteligência Artificial, moda inclusiva e emoção genuína do público plus-size e explica que esta é a virada para uma nova era de responsabilidade na moda: “Quando combinamos IA, dados reais e diversidade corporal, abrimos espaço para uma indústria menos tóxica. A inovação começa pela empatia: entender corpos reais, mapear necessidades e projetar soluções que respeitam quem veste, devolvendo a sensação de pertencimento e autoestima. A experiência foi impactante”, diz Amanda.
Bruna, cliente Wonder resumiu o que sentiu ao interagir com o bot: “É a primeira vez que recebo uma resposta com uma pessoa gorda normal. Eu uso IA para comprar óculos e ela sempre emagrece o meu rosto. Aqui, finalmente, eu me vi.”
Este não foi o único relato emocionante de quem passou pelo estande da Wonder. Todas as pessoas que passaram por lá reforçaram o impacto singular de encontrar uma ferramenta capaz de desenvolver roupas que atendam às suas necessidades, fazendo com que o ponto da marca se tornasse um ponto de identificação.
Fernanda, vendedora da marca, ao testar o sistema de IA, resumiu a experiência em um depoimento que se repetiu em diferentes formas ao longo do fim de semana: “foi a primeira vez que me vi representada de maneira real, sem ser afinada, suavizada ou apagada por ferramentas tradicionais de tecnologia”, avaliou.
A campeã olímpica de judô Bia Souza também conheceu de perto a nova tecnologia Durante a experiência, ela buscava um top que se ajustasse ao seu corpo de maneira confortável e segura para os treinos e testou, na prática, como a ferramenta identifica medidas reais, criando peças que acompanham perfeitamente suas necessidades de performance. Já a influenciadora Verônica Oliveira, do perfil Faxina Boa, que também passou pelo espaço, descreveu a experiência com a sensação de estar tendo um reencontro com o próprio corpo.
Para Amanda Momente, quem domina o trio formado por arquitetura de dados,comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda: “esse impacto é coerente com a missão da marca, que nasceu justamente para devolver autonomia estética e emocional às mulheres que a moda tradicional insiste em marginalizar. A Wonder é apenas uma consciência coletiva de moda e um espaço seguro, de autoestima, acolhimento e comunidade” finaliza.
Sobre Amanda Momente
Amanda Momente é AI Fashion Architect , Designer e uma das principais referências brasileiras em inovação na moda plus size. Há oito anos atua unindo design, tecnologia, sensações e inteligência artificial para romper padrões de exclusão e posicionar a inclusão como estratégia de mercado.
Fundadora da WonderSize, primeira marca de performance esportiva plus size do Brasil, desenvolveu produtos que combinam engenharia têxtil, nanotecnologia e modelagem precisa. Criadora do primeiro curso de Moda Plus Size do país com a AUDACES, autora do primeiro artigo técnico sobre o tema na ABIT e colunista da revista Costura Perfeita, Amanda também levou seu trabalho a mais de 40 países.
Reconhecida nacionalmente como referência em diversidade, já atuou como editora convidada no LinkedIn Notícias e jurada em programas de aceleração da Amazon. Sua trajetória integra inovação, impacto social e tecnologia para construir uma modamais inclusiva e avançada. Em 2024 foi premiada na categoria PME do Prêmio. Santander X Acelera AI, pelo uso de Inteligência Artificial aplicada à moda e impacto social por meio da Wonder Size. Mentora de Multi Agentes na FINEP.
Cobasi amplia uso de Inteligência Artificial
Senior Sistemas adquire CIGAM Software Corporativo S.A.
Painel verde, operação no limite: a importância da observabilidade real
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























