Ministra Esther Dweck participa de reunião que ocorre em agenda paralela ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça)
A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, co-preside nesta terça-feira (20), em Davos (Suíça), a partir das 14h (horário local), a reunião do Global Digital Collaboration (GDC), uma colaboração quadripartite que envolve governos, sociedade civil, organismos internacionais e empresas com foco em soluções digitais, envolvendo interoperabilidade de dados e infraestruturas confiáveis para serviços e economia.

O Brasil foi eleito, em dezembro de 2025, para o comando do grupo de governo da Colaboração, composto por dez países. A presidência partilhada é exercida pela ministra Esther Dweck. Além do Brasil, assumem a presidência dos outros núcleos do GDC o Banco Mundial, o Google e a Associação Internacional de Transporte Aéreo.
A agenda de discussões que o Brasil irá levar à Reunião de Alto-Nível do GDC está alinhada à estratégia de governo digital conduzida pelo MGI desde 2023, que busca construir a “Base de Dados do Brasil”.
Baseada na ideia um governo voltado para cada pessoa, o desenvolvimento de uma Infraestrutura Nacional de Dados (IND), procura integrar diferentes bases de dados permitindo ao governo conhecer melhor a população, com segurança e privacidade, e desenhar políticas públicas mais efetivas, promovendo cidadania, inclusão e soberania digital.
A co-presidência dá ao Brasil capacidade de coordenação e influência sobre agendas de interoperabilidade digital (identidade, carteiras, credenciais, padrões e confiança) entre os governos do grupo e demais membros. O tema dessa primeira reunião do GDC tem foco em carteiras, credenciais e interoperabilidade.
Como parte do trabalho que o governo brasileiro vem fazendo, em novembro, durante a COP 30, o Brasil coordenou o lançamento do Plano de Aceleração de Soluções para a adoção de infraestruturas públicas digitais como bens públicos, permitindo que soluções tecnológicas de um país possam ser reproduzidas por outros, trazendo ganhos para populações ao redor do mundo.
Participação no Fórum
A ministra Esther Dweck também participa de eventos do Fórum Econômico Mundial, entre eles plenárias com temas de governança digital, compras sustentáveis e debates sobre a América Latina.
Uma das principais agendas da ministra Esther Dweck no WEF é relacionada ao tema de compras sustentáveis. Na quinta-feira (22), ela assinará a adesão do Brasil ao First Movers Coalition (FMC). A iniciativa, do próprio Fórum Econômico Mundial, visa acelerar a viabilidade comercial de tecnologias e produtos com baixa emissão de carbono a partir de um sistema de compras sustentáveis que envolve até o momento 14 países, seis dos quais do G-7.
Também nesse tema a participação do MGI complementa a ação do governo brasileiro durante a COP 30, quando o Brasil foi um dos protagonistas tanto do lançamento do Plano de Aceleração em Compras Públicas Sustentáveis, como da Declaração de Belém sobre Compras Públicas Sustentáveis. Lançada em novembro durante a Conferência do Clima, a Declaração receberá, no evento, o apoio do WWF.
Principais pontos da agenda (horários do local)
20 de janeiro
- 7h30 às 9h: Fronteiras da Governança Digital: Da Infraestrutura Pública Digital à GovTech de Próxima Geração
- Local: Davos-Klosters, Congress Centre, Bernina (Zone C)
- 14h – 17h30: Reunião de Alto Nível sobre Colaboração Digital Global – ministra é co-Chair do evento (o encontro é fechado)
- Local: Casa da Suiça
21 de janeiro
- 9h – 9h45: Superando o teto de crescimento da América Latina
- Local: Aspen 2 (Zone E), Congress Centre, Davos-Klosters
- 17h30 – 19h - Revolução da Requalificação: Moldando o Futuro do Talento Global
- Local: Davos-Klosters, Kurpark Village, Zermatt (Zone K)
22 de janeiro
- 10h30 – 11h30: Reunião dos Líderes da coalizão First Movers – Anúncio da adesão do Brasil à coalizão
- Local: Davos-Klosters, Kurpark Village, Eiger 1 (Zone K)
CIN facilita vida de pais que desejam abrir conta bancária para filhos menores de idade
Tendências para os Cálculos Judiciais em 2026
Acompanhe as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!






























