Congresso Febraban SEC 2026 reúne líderes do setor para debater ataques recentes, atualização de sistemas e monitoramento em tempo real
Como manter softwares atualizados, garantir conformidade regulatória e monitorar acessos em tempo real diante de um cenário crescente de ameaças cibernéticas?
Essas questões estarão no centro do painel “Explorando a anatomia dos recentes ataques ao sistema financeiro”, que integra a programação do Febraban SEC 2026, o 3º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária, realizado nos dias 18 e 19 de março, em São Paulo.
O debate reunirá Adriano Volpini, diretor de Prevenção a Crimes Financeiros do Itaú Unibanco; Antonio Marcos Guimarães, chefe-adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil; e Luiz Paulo Azevedo Bittencourt, Head de Segurança Institucional do Banco do Brasil. O painel será moderado por Ivo Mósca, diretor de Inovação, Produtos, Serviços e Segurança da Febraban.
Os especialistas irão detalhar práticas essenciais para o fortalecimento da segurança bancária, com foco na prevenção de incidentes, na resposta a ataques sofisticados e na importância da integração entre tecnologia, governança e regulação.
Integração regional e cooperação internacional
Em sua terceira edição, o Febraban SEC amplia seu alcance ao receber a Felaban – Federação Latino-Americana de Bancos, que realizará em conjunto o Congresso Latino-Americano de Segurança Bancária (CELAES), em sua 41ª edição. A parceria reforça a dimensão regional do evento e traz ao Brasil especialistas internacionais que apresentarão estudos, tendências e melhores práticas em segurança cibernética financeira.
Novo espaço, mais conteúdo
O congresso estreia em 2026 em um novo endereço, o Transamerica Expo Center, com infraestrutura ampliada e uma programação ainda mais robusta. Serão quatro palcos simultâneos, incluindo dois no Auditório Febraban, além da Arena Segurança Inteligente, voltada à inovação, e da Arena Segurança 360, dedicada a análises técnicas e operacionais.
Trilhas temáticas
Com o tema central “Integridade e colaboração para a segurança do sistema financeiro”, o Febraban SEC 2026 está estruturado em quatro trilhas:
- Resiliência e governança integrada
- Ameaças internas e engenharia social
- Inteligência e resposta a incidentes
- Inovação e futuro da segurança bancária
Em um contexto de ataques cada vez mais sofisticados e interconectados, o congresso se consolida como um dos principais fóruns de discussão sobre resiliência cibernética, cooperação institucional e proteção da infraestrutura financeira no Brasil e na América Latina.
Será em março o Febraban SEC 2026: Congresso de Segurança da Febraban
Criptografia como infraestrutura crítica: o novo centro da cibersegurança em 2026
Pós-Quantum: O Que Os CISOs Ainda Não Estão Perguntando — E Deveriam. Por Abílio Branco
Case BTG Pactual & Thales: Proteção de Dados Sensíveis em Ambiente de Petabytes
Da conscientização à ação: como defender a segurança cibernética na era da IA

Descubra o que diferencia o “bom” do “ótimo” na proteção bancária!
Baixe o e-book da HID – Biometrics Identity Technologies e veja como transformar segurança em vantagem competitiva, acesse aqui!

Conheça nossa coluna sobre o Mercado Financeiro e leia outros artigos.































