A biometria surge como uma solução eficaz de uma jornada 100% digital, envolvendo alunos, responsáveis e gestores para garantir proteção
Com a volta às aulas, muitos pais se perguntam: será que o meu filho está seguro? De acordo com pesquisa do Instituto DataSenado, 90% dos brasileiros se preocupam com a segurança nas instituições de ensino, e casos de investimento de R$ 500 mil em biometria nas escolas estão se tornando cada vez mais comuns e necessárias. A tecnologia biométrica está sendo implementadas para atender a uma demanda crescente por soluções eficazes e ágeis que garantem a proteção e a segurança física dos alunos.
O mercado global de tecnologia biométrica está projetado para crescer significativamente nos próximos anos. Estimativas mostram que o mercado global deve atingir US$ 62,2 bilhões até 2033, segundo a Global Growth Insights, refletindo a crescente demanda por autenticação segura e proteção de identidade digital.
Com isso, soluções como as oferecidas pela Biostation, empresa dedicada a soluções de identidade digital segura com orquestração antifraude e autenticação digital baseadas em biometria com IA, estão ganhando relevância, não só em setores de alta segurança, como saúde, financeiro, transportes, mas também em ambientes educacionais, onde a proteção de dados e a segurança física se tornam prioridades.

“O uso de biometria nas escolas é uma resposta direta às preocupações crescentes dos pais e das instituições de ensino. Com a tecnologia de autenticação biométrica palmar e facial, por exemplo, é possível garantir máxima segurança desde a entrada do aluno na instituição, até a automação dos processos educacionais como o acompanhamento escolar dos pais de boletins, notificações e rotina escolar”, revela Leonardo de Assis Araújo, CEO da Biostation. “Conseguimos integrar diferentes modalidades biométricas ao sistema central escolar, enviando notificações automáticas via WhatsApp, confirmando a entrada e a saída do aluno, matrículas e outros comunicados relevantes”, explica Araujo.
A tecnologia biométrica nas instituições de ensino já é reconhecida por otimizar a gestão de frequência, eliminar fraudes, além de reforçar a confiabilidade na identidade dos alunos. “A adoção da biometria nas escolas brasileiras não é mais uma tendência distante, mas uma necessidade urgente. A capacidade de monitorar entradas e saídas em tempo real e integrar essa autenticação ao processo pedagógico e administrativo traz um grande diferencial. Estamos trabalhando para que nossas soluções de biometria não só tragam segurança, mas também melhorem a gestão escolar, permitindo que as instituições se concentrem em oferecer a melhor educação, sem comprometer a segurança dos alunos”, revela Araújo.
Ao reunir múltiplas tecnologias biométricas como reconhecimento facial, biometria palmar, comportamental, digitais e outras em uma plataforma unificada e segura por meio do uso do hardware criptográfico (HSM), para guarda de minucias biométricas, a Biostation permite um fluxo orquestrado de validação de identidade, reduzindo falhas operacionais e aumentando a robustez contra fraudes. “Nossa proposta é integrar, em uma única plataforma, aquilo que o mercado mais demanda: autenticação biométrica robusta, inteligente e orquestrada. Nosso foco é reduzir fraudes e aumentar a eficiência em ambientes críticos”, finaliza o executivo.
Sobre a Biostation
A Biostation é uma empresa brasileira especializada em soluções de autenticação digital e orquestração antifraude baseadas em biometria. Nascida como spinoff da DINAMO Networks — referência em segurança digital e infraestrutura crítica de criptografia, com atuação em projetos como PIX e DREX — a marca reúne múltiplas tecnologias biométricas em uma plataforma unificada, segura por hardware criptográfico HSM, para garantir validação de identidade robusta em ambientes de alta criticidade. Com foco em setores como saúde, educação, transportes, serviços públicos e financeiros, a Biostation oferece soluções que reforçam integridade, privacidade e governança de dados, reduzindo fraudes e aumentando a eficiência dos processos. A empresa traz ao mercado uma proposta de autenticação biométrica integrada, inteligente e alinhada às melhores práticas internacionais de segurança digital.
Biostation: Mercado brasileiro ganha spinoff dedicada a impulsionar autenticação biométrica
Brasil se destaca na programação da Cúpula IDForo 2025 que está sendo realizada no Paraguai
Ação de saúde da mulher no Rio de Janeiro ganha reforço com biometria palmar da Biostation
Criptografia como infraestrutura crítica: o novo centro da cibersegurança em 2026
Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!































