A AR Eletrônica surge como um braço de inovação para somar ao ecossistema da ICP-Brasil, mas o sucesso do setor continua ancorado na força das ARs tradicionais e na relevância estratégica do relacionamento com suas redes de parceiros
Por Grupo Qualitycert
A AR Eletrônica surge como a promessa definitiva de agilidade e massificação para o mercado de certificação digital. Ao permitir a identificação e o cadastramento de usuários de forma 100% automatizada, sem a intervenção humana direta de um agente de registro, esse novo canal de atendimento busca atender aos anseios de conveniência das novas gerações e à necessidade de mobilidade da sociedade brasileira.
Logo no início de janeiro, o Crypto ID publicou a matéria “Alerta Geral ao Setor: A Reconfiguração da Identificação Digital está em Pauta na ICP-Brasil” sobre a consulta pública aberta pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Esta consulta, que revisa os requisitos de identificação e suplementa o DOC-ICP-05, traz à mesa pontos fundamentais que moldarão o setor. O que nos chamou a atenção entre os importantes pontos colocados em discussão refere-se à AR Eletrônica. O documento abre diversas lacunas que ainda deve ser discutida pelo mercado, e nós, que trabalhamos com ICP-Brasil, devemos estar atentos a alguns pontos que acabam sinalizando em que estágio realmente estamos em relação ao tema: AR Eletrônica.
Tecnologia nos Bastidores, Simplicidade na Ponta
Já passamos pela etapa da consulta pública e teremos outras duas que são: a análise pela equipe técnica do ITI e homologação pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Desta forma é possível que do debate algumas novas questões possam surgir, por exemplo: à medida que a questão da AR Eletrônica avance, é possível que surjam novas perspectivas relacionada a emissão de certificados A3 em nuvem para Pessoa Física.
Adicionalmente, não podemos descartar que desse debate possa surgir exigências relacionadas a uma retaguarda tecnológica inovadora e robusta para os entes da ICP-Brasil cuja complexidade talvez ultrapasse o que já temos hoje. Será que o setor estará preparado para implementar soluções de segurança e infraestrutura plenamente compatíveis com essas novas demandas? Em que tempo? O impacto dessas mudanças permanece aberto à análise e debates, cabendo ao mercado analisar as reais condições para sua adoção em larga escala.
Embora o autoatendimento seja o foco se considerarmos a experiência acumulada por quem já atua há tantos anos no ecossistema ICP-Brasil, fica evidente que navegar por esse cenário complexo requer muito mais do que apenas estrutura.

“A AR Eletrônica representa uma evolução espetacular para o setor de certificação digital, trazendo avanços significativos em agilidade e escalabilidade. No entanto, é imprescindível ressaltar que o elevado nível de conformidade exigido e as barreiras tecnológicas estabelecidas pela nova regulamentação reforçam que esse mercado exige expertise e comprometimento inabaláveis. É justamente esse rigor técnico e normativo que mantém o certificado ICP-Brasil como referência absoluta em segurança digital no país. Na Qualitycert, mantemos nosso compromisso de acompanhar cada atualização regulatória de perto, assegurando que a modernização preserve – e até fortaleça – a confiança conquistada ao longo de décadas.” — Ney Pinheiro, CEO do Grupo Qualitycert.
O Grupo Qualitycert, operando no ecossistema da ICP-Brasil há anos, entende que a digitalização não pode atropelar a segurança, tampouco substituir o valor do atendimento consultivo. A chegada da AR Eletrônica deve ser vista como uma evolução que vem para somar e diversificar as opções de acesso, mas ela não anula o papel fundamental das ARs tradicionais.
O Caminho da Regulamentação: Próximos Passos
Com o encerramento do período de contribuições em 21 de janeiro de 2026, o processo de modernização da ICP-Brasil entra em uma etapa decisiva. O cronograma do ITI agora foca na consolidação das normas que ditarão o futuro do setor:
Análise das Contribuições: A autarquia está em fase de discussões internas para avaliar as sugestões enviadas pela sociedade e pelo mercado, consolidando os pontos que fortalecerão a segurança e a agilidade do sistema.Devolutiva e Resultado: Em breve, será divulgado o relatório final com o resultado da consulta pública. Este documento será o alicerce para a homologação das novas regras pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil
Sobre Grupo Qualitycert

O Grupo Qualitycert é um ecossistema de soluções em tecnologia, certificação digital e identidade eletrônica, criado para impulsionar negócios com segurança, inovação e performance.
Com uma estrutura sólida e presença nacional, o grupo atua conectando empresas, profissionais e cidadãos ao universo digital de forma simples, confiável e juridicamente segura.
Mais do que certificados, a Qualitycert oferece um ecossistema completo que une inteligência de dados, relacionamento e suporte estratégico para quem quer crescer com autenticidade, solidez e confiança no ambiente digital.
AC Qualitycert | AR Qualitycert | Qualitymarcas | Contato
Leia outros artigos da Qualitycert!
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia de segurança referente à requisitos técnicos e regulatórios. Levamos conhecimento e provocamos reflexões que sustentam decisões em transformação digital e cibersegurança. Temos a força do contexto que impulsiona a comunicação. Fale com a gente contato@cryptoid.com.br































