Empresa do Grupo Stefanini coloca em produção plataforma preparada para o novo mecanismo obrigatório de rastreabilidade e devolução de valores em casos de fraude
Com a entrada em vigor do novo Mecanismo Especial de Devolução (MED 2.0), que passa a ser obrigatório para instituições financeiras no ecossistema do Pix, a Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras digitais, anuncia que já opera com sua plataforma totalmente adaptada, em produção, e apta a suportar todo o fluxo de rastreamento e recuperação de valores relacionados a fraudes.
O Pix, principal meio de pagamento do país, movimentou aproximadamente R$ 35,3 trilhões em 2025, atingindo um recorde histórico de transações. Esse crescimento reforça a importância de mecanismos mais sofisticados de segurança, rastreabilidade e ressarcimento, especialmente diante da complexidade dos golpes financeiros.
O MED 2.0 amplia significativamente a capacidade do sistema financeiro de mapear transações fraudulentas, permitindo a identificação de até cinco camadas de envolvidos em um mesmo esquema.
Esse avanço possibilita não apenas o rastreamento mais preciso dos fluxos financeiros, mas também aumenta as chances de localização e devolução dos valores desviados. Nesse contexto, a Topaz atua como viabilizadora tecnológica, oferecendo às instituições financeiras a infraestrutura necessária para operar o fluxo completo previsto no normativo.
“O papel da Topaz é garantir que as instituições consigam operar o MED 2.0 em conformidade com a regulação, com segurança, rastreabilidade e integração aos sistemas legados”, explica Jorge Iglesias, CEO da Topaz. “O mecanismo evoluiu, ficou mais robusto, e isso exige uma orquestração tecnológica precisa e correta”.
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia de segurança referente à requisitos técnicos e regulatórios. Levamos conhecimento e provocamos reflexões que sustentam decisões em transformação digital e cibersegurança. Temos a força do contexto que impulsiona a comunicação. Fale com a gente contato@cryptoid.com.br
Governança e antifraude permanecem sob responsabilidade das instituições
Embora disponibilize a base tecnológica necessária para o funcionamento do MED 2.0, a Topaz reforça que a efetividade do novo modelo depende da atuação conjunta das áreas de governança e das ferramentas antifraude das próprias instituições financeiras.
De acordo com o normativo, a análise dos casos e a decisão de iniciar um pedido de recuperação de valores continuam sendo atribuições dos bancos e fintechs. Para isso, é fundamental que essas organizações contem com estruturas sólidas de prevenção e detecção de fraudes, como a Topaz OFD, solução que integra a família de produtos SecureJorney da companhia e faz parte da plataforma Topaz One. Utilizada por mais de 40 instituições financeiras no Brasil, a tecnologia foi projetada para identificar ameaças em tempo real, reduzir tentativas de fraude e garantir uma experiência digital segura ao usuário.
“O MED é um mecanismo de recuperação, não de detecção. Ele funciona melhor quando integrado a uma estratégia mais ampla de antifraude e governança”, destaca Iglesias, da Topaz.
Operação em curso e próximos avanços
A solução da Topaz adaptada ao MED 2.0 já está em operação junto aos clientes, acompanhando o início da vigência do novo regulamento nesta semana. O mecanismo ainda contará com novas fases evolutivas, que devem ampliar sua eficiência no combate a golpes envolvendo o Pix.
A expectativa do setor é que o novo modelo represente um avanço relevante na proteção do usuário final e no fortalecimento da confiança no sistema de pagamentos instantâneos brasileiro.
“É uma mudança estrutural relevante, pois o ganho maior é para a população, que é beneficiada com a estrutura deste mecanismo para rastrear fluxos complexos de fraude e aumentar as chances de recuperação dos valores”, conclui o executivo da Topaz.
Sobre a Topaz
Com mais de três décadas de experiência, a Topaz é uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, destacando-se como líder no mercado brasileiro e latino-americano. Como parte do Grupo Stefanini, atua em mais de 25 países e atende mais de 300 clientes de diferentes portes e segmentos. A empresa desenvolveu o Topaz One, considerada a primeira plataforma full banking do mundo, oferecendo um ecossistema completo de soluções integradas, seguras e de alta disponibilidade, que inclui core bancário, prevenção e combate à fraude, canais físicos e digitais, AML/FTP e compliance, pagamentos instantâneos, soluções regulatórias, investimentos e customer engagement. As soluções da Topaz impactam mais de 550 milhões de clientes finais diariamente. A companhia é reconhecida por instituições como Gartner®, Forrester® e Celent®.
NIST estrutura manual técnico para uso online de credenciais digitais em serviços financeiros
Reforma tributária vai exigir um novo nível de inteligência dos ERPs
Menos de um mês para instituições financeiras cumprirem novos requisitos de segurança do Bacen

Descubra o que diferencia o “bom” do “ótimo” na proteção bancária!
Baixe o e-book da HID – Biometrics Identity Technologies e veja como transformar segurança em vantagem competitiva, acesse aqui!

Conheça nossa coluna sobre o Mercado Financeiro e leia outros artigos.
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia de segurança referente à requisitos técnicos e regulatórios. Levamos conhecimento e provocamos reflexões que sustentam decisões em transformação digital e cibersegurança. Temos a força do contexto que impulsiona a comunicação. Fale com a gente contato@cryptoid.com.br































