ICQ sai na frente e se torna primeiro mensageiro com criptografia para videochamadas
O ICQ anunciou, nesta terça-feira (24), um incremento importante para a segurança de quem usa o app para videochamadas. A partir de agora, o mensageiro se torna o primeiro a oferecer criptografia não só para mensagens de texto, mas também para ligações em vídeo.
A proteção é feita por meio de um protocolo pouco conhecido, chamado de ZRTP. Da mesma forma que a criptografia do WhatsApp, por exemplo, o ICQ promete conferir chaves únicas e indecifráveis para cada usuário, de modo que a comunicação só possa ser feita entre os membros da conversa.
Segundo um comunicado oficial da dona do aplicativo, “nem os servidores do ICQ, nem o provedor de Internet será capaz de decifrar as chamadas”.
A nova versão também estreia um recurso de economia de dados, supostamente capaz de reduzir drasticamente a quantidade de bytes consumidos pelo aplicativo.
Junto com a novidade, o mensageiro passou a permitir mensagens de áudio maiores, e os links enviados no chat ganham prévias dentro da própria conversa.
Para aproveitar a segurança em videochamadas, além das outras melhorias, basta atualizar o app para última versão no Android e iOS.
ICQ é um programa de comunicação instantânea pioneiro na Internet que pertence à companhia Mail.ru Group. É um dos primeiros programas de mensagem instantânea da internet, criado em 1996.
A sigla “ICQ” é um acrónimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, “Eu procuro você”, porém é popularmente conhecido no Brasil como “i-cê-quê”
Foi criado em 1996 por quatro jovens israelenses, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, que fundaram a uma empresa chamada Mirabilis, tendo como objetivo trazer uma nova forma de comunicação pela internet.
Inicialmente para os usuários sistemas operacionais Windows, que até então não possuíam um software que garantisse a comunicação instantânea.
Fonte: Tudoparacelular