Por Rafael Multedo*
Para 57% dos 800 pais e mães de crianças com idades entre 2 e 12 anos que responderam uma pesquisa da Miner & Co Estúdio, seus filhos preferem assistir ao conteúdo de vídeo em qualquer dispositivo móvel, exceto o televisor.
A Internet é a principal responsável por essa mudança comportamental. Se os aparelhinhos como smartphones e tablets já são a primeira tela para uma parcela considerável da população, o segundo passo é torna-los ferramentas de disseminação usuário para usuário.
O fenômeno das transmissões de vídeo ao vivo via web iniciada com o Periscope abriu portas para o que hoje é chamada de Nova TV. Em seu encalço, diversas empresas apostam na fórmula – o SnapChat e o Facebook Live entre as mais recentes e bem sucedidas.
Por meio dessas alternativas, qualquer pessoa com um celular conectado à Internet pode transmitir em tempo real suas atividades para quantos seguidores estiverem dispostos a assistir.
Essa transição pode ocorrer nos próximos meses ou anos, mas a convivência entre meios de comunicação tão similares e, ao mesmo tempo, tão distintos como o mobile e a TV já geram mudanças notáveis.
Quantas pessoas hoje preferem assistir filmes e séries via streaming (como Netflix) do que pela TV aberta?
Quantas famílias estão trocando a assinatura da TV a cabo com 500+ canais por um plano mais restrito, mas com um pacote de Internet robusto?
Qual é o motivo de as operadoras estarem tentando mudar as regras da banda larga fixa no Brasil?
Se a adaptação é a regra básica da humanidade – aplicada aos mercados, à economia, à sociedade como um todo –, o consumo também deve se adaptar ao tipo de conteúdo gerado e ansiado pelas audiências. Se vivemos na era do faça você mesmo, nada mais justo do que as empresas de comunicação, tecnologia e criação providenciarem as ferramentas alinhadas a esse conceito.
*Rafael Multedo é CEO da Tecvidya, empresa especializada em soluções de vídeo pela web, como criação de WebTVs, serviços de transmissão e gerenciamento de vídeos corporativos para empresas, e responsável pelo aplicativo Lynx (lynx.ly, disponível para iOS e Android), app de transmissão ao vivo considerado o Periscope brasileiro, pioneiro do tipo em plataformas mobile no Brasil. O app já conta com 15 mil usuários ativos e se propõe a criar uma “rede social” de WebTVs. Para saber mais, acesse: www.tecvidya.com.br.