Primeira edição superou a expectativa de público, promoveu mais de 100 reuniões de negócios e confirmou nova edição para outubro de 2027
A primeira edição do Data Center World Brasil, realizada entre 6 e 8 de outubro, reuniu 3.844 participantes, superando em mais de 50% a expectativa inicial de 2.500 visitantes. O evento congregou representantes dos setores de data centers, infraestrutura digital, computação em nuvem e inteligência artificial para discutir os desafios e as oportunidades relacionados à expansão da infraestrutura digital no Brasil.

Segundo Leonardo Benedicto, diretor do Data Center World Brasil, a participação do público e os debates realizados refletem a relevância de um encontro dedicado ao setor.

“O sucesso da primeira edição do Data Center World Brasil demonstra a relevância da realização de um encontro dedicado a este setor que vive um momento de forte crescimento no país. Reunir os principais players da cadeia de data centers, infraestrutura digital, energia, tecnologia e serviços é fundamental para estimular a troca de conhecimento, fortalecer conexões e discutir os caminhos para uma expansão sustentável do mercado. Estamos muito satisfeitos com a participação e com a qualidade dos debates e negócios gerados durante o evento, que reforçam o papel estratégico do Data Center World Brasil para o desenvolvimento do setor“, diz Leonardo Benedicto.
No terceiro e último dia, a programação abordou temas como conectividade, infraestrutura, cadeia de suprimentos, sustentabilidade, regulamentação, dados, inteligência artificial, sistemas digitais, energia e compliance.
Energia e infraestrutura entre os desafios do setor
Um dos principais temas discutidos foi a disponibilidade de energia para sustentar a expansão da infraestrutura digital. Especialistas ressaltaram que conectividade, profissionais qualificados e recursos financeiros, embora essenciais, não são suficientes sem capacidade energética compatível com o crescimento da demanda. Nesse contexto, a geração e a transmissão de energia foram apontadas como fatores fundamentais para o desenvolvimento do mercado.
A expansão dos data centers exige infraestrutura capaz de atender a uma demanda crescente e sujeita a mudanças rápidas. Com a evolução do setor, modelos tradicionais de planejamento enfrentam limitações diante das novas necessidades, ampliando a importância de soluções flexíveis, capacidade de adaptação e estratégias de longo prazo.
A disputa global por disponibilidade energética também foi abordada durante o evento. Nesse cenário, o Brasil apresenta condições consideradas estratégicas para ampliar sua participação no mercado de data centers, em razão de sua matriz elétrica renovável e de uma capacidade de geração superior ao consumo atual.
A expansão dos centros de dados voltados à inteligência artificial pode ampliar a demanda por energia e estimular investimentos em infraestrutura digital. O aproveitamento desse potencial, contudo, depende da capacidade de compatibilizar o crescimento do setor com a disponibilidade de energia e as necessidades de expansão da infraestrutura.
Rodada de negócios promove mais de 100 reuniões
A Rodada de Negócios realizada ao longo dos três dias do evento promoveu mais de 100 reuniões pré-agendadas entre empresas compradoras e fornecedores. De acordo com os resultados divulgados pela organização, 96% das empresas participantes avaliaram os encontros como excelentes oportunidades para negócios e networking. Além disso, 90% das reuniões registraram expectativa de geração de negócios nos 12 meses seguintes.
A iniciativa reuniu 24 empresas com potencial de compra de diferentes segmentos da indústria, entre elas Banco Bradesco, Itaú, B3, Equinix, Petrobras, Dataprev, Einstein, Claro e Scala Data Centers. Os encontros aproximaram compradores e patrocinadores do evento e abriram oportunidades para novas parcerias comerciais.
Daniel Caldas, analista de sistemas da Petrobras, destacou a utilidade da rodada para conhecer fornecedores e identificar soluções para projetos de modernização.
“A rodada de negócios foi muito boa. Temos um planejamento de modernização do nosso data center e usamos o evento para conhecer fornecedores, empresas e entender como o mercado trabalha nesse tipo de retrofit. Nossa participação foi muito proveitosa“, afirma Daniel Caldas.
Vladimir Rodrigues, analista da Staff Brasil, também ressaltou a oportunidade de apresentar os produtos e serviços da empresa a potenciais clientes.
“É a primeira oportunidade que tivemos de participar de uma feira voltada para data centers e, nessa rodada de negócios, tivemos ótimas oportunidades para apresentar nosso portfólio. Para nós, foi importante participar da rodada e estar presente no evento para que o mercado conheça a Staff Brasil como um possível fornecedor de materiais“, afirma Vladimir Rodrigues.
Expositores avaliam participação
Representantes de empresas expositoras também destacaram as oportunidades de contato com clientes e potenciais compradores durante a primeira edição.
Fábio Bottalo, gerente estratégico de marketing para a América Latina da Kingston, afirmou que a participação permitiu ampliar o contato comercial e antecipou o interesse da empresa em retornar ao evento.
“Foi excelente! Nossos executivos estiveram o tempo todo em contato com prospects, clientes já ativos e futuros clientes. Estar aqui foi um investimento bem inteligente da nossa parte. A ideia é voltar no próximo ano e continuar trazendo as nossas soluções“, diz Fábio Bottalo.
Eduardo Henrique Figueiredo, diretor comercial da área de data center do grupo Delta Electronics, também avaliou positivamente a participação e destacou a presença de clientes em potencial.
“É muito bom ter o primeiro de muitos Data Center World aqui no Brasil. Foi além das expectativas, veio muita gente, muitos dos clientes que estão no nosso radar participaram do evento e temos grandes expectativas de futuro com a feira“, explicou Eduardo Henrique Figueiredo.
Segunda edição será realizada em outubro de 2027
A organização confirmou a segunda edição do Data Center World Brasil para os dias 5 a 7 de outubro de 2027, no Expo São Paulo. A próxima edição dará continuidade à iniciativa de reunir representantes da cadeia de data centers e infraestrutura digital para discutir as demandas e perspectivas de crescimento do setor no país.
Sobre o Data Center World Brasil
O Data Center World Brasil é a versão nacional de uma das mais importantes plataformas globais de conteúdo, networking e negócios para o setor de data centers e infraestrutura digital. Realizado pela Informa Markets, o evento conecta líderes da indústria, especialistas e fornecedores de tecnologia para discutir tendências, inovação, sustentabilidade e o futuro da economia digital.
Sobre a Informa
A Informa conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 30 anos entregando anualmente mais de 40 eventos híbridos no Brasil e no México, dezenas de eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Com crescimento acelerado e infraestrutura robusta, Everest Digital se torna case global da Lenovo
Data Centers movimentarão US$ 3 tri em 5 anos, e Brasil se destaca como polo de investimentos
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
Em nossa coluna sobre Infraestrutura, você encontra análises exclusivas sobre data centers, conectividade, nuvem, energia e cibersegurança, aprofundando o debate sobre os pilares que sustentam a transformação digital no mundo. Acesse!










