Nova tecnologia desenvolvida pela empresa pernambucana Neurotech reduz em até 90% as fraudes cadastrais
As empresas mais afetadas são da área de telefonia (41,8%), seguradoras, construtoras e imobiliárias (28%), bancos e financeiras (20%) e varejo (8%).*
A Neurotech é uma empresa criada em 2000 por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, pioneira no Brasil no desenvolvimento de soluções avançadas para automação de todo o ciclo de decisão em operações de crédito, fraude e risco. Hoje a empresa conta com 140 funcionários e mais de 100 clientes em todo o país e tem sede em Recife e escritório em São Paulo.
Neurotech desenvolveu uma solução que utiliza algorítimos e milhões de imagens digitais para analisar com precisão documentos de clientes
Está lançando uma nova versão de sua tecnologia para prevenção e detecção de fraudes, o Fraud Detector 10.
Trata-se de uma solução completa de combate à fraude que emprega os melhores algoritmos e ferramentas de processamento de imagens do mundo e utiliza uma base de cerca de quatro milhões de imagens digitalizadas. A combinação desses recursos garante maior precisão na comparação de documentos e possibilita uma redução de até 90% nas taxas de fraudes que acontecem por apresentação de dados e documentos falsos.
[blockquote style=”2″]O sistema de identificação no Brasil é frágil e fragmentado, vários criminosos utilizam documentos falsos ou roubados para aplicar golpes sem serem identificados. Isso prejudica não só quem concede o crédito e vende o produto ou serviço, como também os consumidores, que muitas vezes têm seus nomes inscritos em órgãos de proteção ao crédito por conta de dívidas que não pertencem a eles”, ressalta Rodrigo Cunha, diretor da Neurotech[/blockquote]
A solução Fraud Detctor 10 identifica as tentativas de fraudes ao analisar os documentos do cliente e compara-los aos registros da base nacional. Essas consultas são feitas a partir de tipificação de documentos, OCR (extração de texto a partir do documento), determinação da qualidade dos documentos, biometria facial, análises da digital e de modelos de documentos fraudulentos, dentre outros.
Caso o fraudador, ao comparecer a uma loja ou instituição financeira, já tenha tentado aplicar golpes com um determinado CPF ou, então, seja apontado um cadastro sob esse mesmo documento, o sistema emite alertas por e-mail e SMS para os gerentes e supervisores. Ademais, toda vez que um novo golpista é identificado, a informação é incluída na base de dados e compartilhada com os outros usuários da solução, o que impede a reincidência.
Outro ponto importante é que o Fraud Detector 10 integra-se nativamente à plataforma Risk Pack, conjunto completo e integrado de soluções em gestão de risco para todo o ciclo de crédito e cobrança, garantindo ainda o acesso a mais de 450 fontes de informações diferentes (bureaux e websites públicos, privados e controlados).
“Essa inovação, incorporada à plataforma Risk Pack configura uma solução completa e madura de risco. A meta é eliminar estes tipos de golpes presenciais e reduzir o impacto da fraude na composição das taxas de juros, tornando-as mais justas”, enfatiza Cunha.
Ofertada no modelo SaaS (software as a service), a solução é 100% na nuvem e multiplataforma, podendo ser utilizada tanto na web como por meio de um aplicativo para dispositivos móveis ou qualquer outro canal de captção já existente no cliente.
* fonte: Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor- abril/2016