Infraestrutura automatiza a coleta de dados dos produtos Alcatel para alimentar data lake e gerar insights
O prêmio Digital Edge 50 é um reconhecimento para empresas que criam inovações digitais. Por meio de tecnologias digitais, como celulares, analytics, IA, Internet das Coisas e a nuvem, os ganhadores dos prêmios apresentam resultados de negócios que indicam uma verdadeira “vantagem digital”. Selecionados por um grupo de especialistas da indústria e executivos de negócios e tecnologia, os aplicativos vencedores estão aumentando o engajamento de clientes, maiores conversões em vendas e novos produtos, bem como crescimento de receita e lucro.
A ALE, que opera sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, anuncia hoje que foi agraciada com o prêmio Digital Edge 50 de 2017 por seu inovador programa de dados com produtos conectados. A iniciativa da Alcatel-Lucent Enterprise, nomeada internamente Connected Products and Data Lake, foi reconhecida por conectar o TI com dados, processos e pessoas para melhorar a eficiência interna, além de fortalecer relações entre clientes e parceiros de negócios e novos modelos de negócios.
Ao conectar a infraestrutura digital e os dados extraídos a partir dela, a ALE alavanca novas percepções para entregar soluções de negócios e modelos mais bem informados que apoiem as necessidades de negócios digitais de seus parceiros e clientes.
O prêmio anual Digital Edge, copatrocinado pela CIO e pela Computerworld, reconhece iniciativas digitais que levam ao engajamento do cliente, maiores conversões em vendas e novos produtos, bem como ao crescimento da receita e do lucro.
Manter os produtos conectados melhora a eficiência e fortalece relacionamentos com clientes e parceiros
Como funciona
No ano passado, a ALE teve como prioridade produzir e entregar produtos conectados. A ALE aumentou seu portfólio de produtos de rede e infraestrutura de comunicações e sistemas IS/IT internos para entregar automaticamente produtos relevantes e informações em um data lake baseado em nuvem. Os dados armazenados têm sido extraídos para fornecer informações rápidas e precisas a parceiros e clientes, o que faz melhorar a visibilidade, proporcionar a automatização e gerenciar ativos, entregando serviços proativos. A ALE trabalha com parceiros e clientes finais para desenvolver ofertas inovadoras, alavancando os dados extraídos:
A ALE fez um piloto com três soluções baseadas em analytics com seus clientes, e criou detecção de manutenção proativa em tempo real e relatórios de inventários de recursos de sistema para ajudar a rastrear o serviço;
A ALE criou uma infraestrutura de rede no modelo de pagamento baseado em consumo com a solução Network on Demand, primeira de sua categoria no mercado a compartilhar o risco de investimento com o cliente;
Novos insights permitem que os Parceiros de Negócios forneçam manutenção remota através dos produtos ALE conectados e dos dados que eles entregam, resultando em economia de tempo e manutenção operacional por parte da equipe de apoio dos parceiros;
O ProActive Lifecycle Management ajuda a minimizar os riscos para a rede por conta de um sistema operacional desatualizado, pela finalização do hardware de suporte e de contratos de serviço. Como um aplicativo de serviço baseado na nuvem, os Parceiros de Negócios e clientes da Alcatel-Lucent Enterprise podem enxergar os comutadores e controles da Alcatel-Lucent Enterprise na rede do cliente por meio de um único portal seguro na Web;
O OmniPCX® Office instalado no Parceiro de Canal proporciona uma visão geral de gerenciamento que permite reconhecer rapidamente as necessidades de manutenção, inventário e oportunidades de vendas.
Segundo Jacques Goudet, CIO da ALE, “esse projeto inovador traz uma visão completa de 360° dos ativos de infraestrutura, capacidade e desempenho para os clientes e parceiros que gerenciam soluções em LAN, WLAN ou VoIP”. “Chegamos a esses insights a partir do conjunto de dados que agregam informações coletadas de produtos conectados e a inteligência embutida em nossos sistemas de informação. O verdadeiro valor vem dos insights entregues a partir dos dados, análises e dashboards, otimizando os custos, a utilização e a obsolescência da infraestrutura de LAN e VoIP.”
Anne McCrory, presidente do programa Digital Edge e vice-presidente do grupo de experiência do cliente e operações da IDG Enterprise Events, afirma que “a complexidade e a dimensão das iniciativas do Digital Edge 50 mostram como as organizações estão progredindo rapidamente para a próxima etapa da transformação digital”. “Elas estão aproveitando os novos recursos, como IA e machine learning, para reforçar suas práticas de análise móveis globais. Estão tendo ótimos resultados com a experiência na nuvem, servindo os clientes de maneira mais rápida e eficiente. A adoção de programação ágil e extrema e processos de negócios retrabalhados mostra como a maioria das empresas tradicionais pode crescer com o digital, com a visão e a liderança corretas.”
A Alcatel-Lucent Enterprise participará da cerimônia do prêmio Digital Edge 50 na conferência AGENDA17, entre os dias 20 e 22 de março, em Ponte Vedra Beach, na Flórida (EUA).
A Computerworld é a principal marca de mídia de TI que apoia a equipe de TI sênior, os tomadores de decisão de negócios e os principais influenciadores a navegar pelo mundo em constantes mudanças com uma estratégia de negócios eficaz.