O fechamento de uma cápsula do tempo contendo textos e mídias com projeções sobre a tecnologia da informação e comunicação nos próximos 25 anos é uma das ações que integra a programação de 50 anos de fundação da Celepar. A análise sobre o futuro desta área está a cargo dos empregados da companhia, e seu conteúdo somente poderá ser aberto no dia 24 de novembro de 2039, no aniversário de 75 anos da empresa.
A proposta, como explica o presidente Jacson Carvalho Leite, é deixar registrado o uso das soluções desenvolvidas pela Celepar para o Governo do Estado, bem como, projetar novos rumos na visão das muitas pessoas que contribuíram com estas análises. A cápsula também se reveste em um desafio tecnológico às futuras gerações na abertura das mídias ali existentes, que naturalmente estarão ultrapassadas nas próximas décadas.
Além do fechamento da cápsula do tempo, na segunda-feira (24), a empresa inaugura a galeria de presidentes composta por 24 quadros e homenageia os empregados que em 2014 completam 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de trabalhos prestados. A cerimônia está marcada para as 14h30 na sede da companhia, na Rua Mateus Leme, 156
[accordion][acc title=”INTERNET”]- Indutora das ações de inteligência no Governo do Estado, a empresa responde diretamente pelo desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação voltadas à modernização da gestão pública, por meio de mais de 900 sistemas que atendem as secretarias e seus órgãos vinculados. A título de exemplo, só pelo portal de mobilidade, dentro do conceito de governo eletrônico, são ofertados cerca de 200 serviços à população, acessados em plataformas Android e Apple.[/acc][/accordion]
Entre alguns sistemas desenvolvidos nesta gestão pela Celepar que atendem o cidadão pela internet, estão, na área de segurança pública, a Delegacia Eletrônica, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), o recém lançado Prevfogo, para agilizar a emissão de alvarás pelo Corpo de Bombeiros, além do registro de pessoas desaparecidas e a consulta pelos agentes de segurança de pessoas e veículos através de dispositivos móveis.
O Detran fácil é outro exemplo de modernidade de gestão, que facilita o acesso da população aos serviços públicos daquele órgão via o computador e plataformas móveis. Outra solução é o sistema de gestão ambiental, módulo licenciamento, que permite emitir licenças industriais online.
[accordion][acc title=”INTELIGÊNCIA “]Entre algumas ações de destaque realizadas pela companhia nesta gestão, está a implantação do Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), área da Celepar responsável pelo desenvolvimento de cases de business intelligence (BI’s). A solução permite aos gestores públicos fácil acesso e visualização das informações necessárias ao planejamento e acompanhamento do plano de metas. Hoje, estão em operação mais de 300 cases abrangendo praticamente toda a administração estadual.[/acc][/accordion]
O Gabinete de Gestão e Informação (GGI) é outro exemplo de uso de soluções de inteligência. A sala informatizada localizada no Palácio Iguaçu permite à equipe de governo acompanhar em tempo real o desenvolvimento das ações executadas e em andamento no âmbito da administração estadual.
A Celepar criou também a rede executiva para a gestão de governo, ferramenta pela qual os gestores das secretarias de Estado têm acesso a informações estratégicas, facilitando o processo de decisão.
Vale destacar ainda a conquista pela Celepar do certificado nível G do Programa de Melhoria do Processo do Software Brasileiro – PMS.BR – adequando a companhia às melhores práticas do mercado nacional e internacional em desenvolvimento de software.
[toggles title=”MUNICÍPIOS “]A experiência de 50 anos da Celepar no desenvolvimento de soluções de modernidade para a gestão pública estadual, fez com que a companhia criasse uma linha de produtos e serviços destinada aos gestores municipais.
A Loja da Celepar, como é denominada, pode ser acessada pela internet www.lojadacelepar.pr.gov.br, e apresenta, nesta fase inicial, um catálogo com 19 produtos voltados às prefeituras.[/toggles]
Ainda em relação aos municípios, em 2014 a empresa já atendeu uma população de cerca de duas mil pessoas em 20 cidades do interior do Paraná, através do curso de acesso à internet e redes sociais voltado aos cidadãos com idade superior a 60 anos, dentro do programa de inclusão social da pessoa idosa.
[toggles title=”DATACENTER “]Nesta gestão, a Celepar executou o maior projeto de modernização de toda sua história de 50 anos. A companhia construiu um centro de dados – uma sala cofre segura – que responde pelo atendimento à demanda crescente da administração estadual por soluções de tecnologia da informação e comunicação. O novo ambiente, inaugurado no ano passado pelo governador Beto Richa, conta com 270 m2, incluindo uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital. Algumas das vantagens: segurança física, controle da umidade e da temperatura, acesso restrito, detecção e combate automático de incêndio, monitoramento eletrônico e redundância de comunicação. Equipamentos de alta tecnologia e geradores próprios de energia determinam a segurança da informação e a alta disponibilidade dos serviços prestados pela Celepar aos órgãos da administração estadual.[/toggles]
[toggles title=”HISTÓRICO “]Pioneira na área de informática pública, a Celepar foi criada em 24 de novembro de 1964 no governo Ney Braga, sendo o seu primeiro presidente Othelo Lopes. A companhia nasceu com a missão de processar a folha de pagamento do funcionalismo público estadual. Seu endereço inicial foi na Avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a Rua Barão do Rio Branco. Já em 1965 passou a funcionar onde até hoje está instalada, na Rua Mateus Leme, 1561, no Centro Cívico, em Curitiba. A empresa partiu de um computador Bull Gama 30, com 30 k de memória, para processar atualmente em petabyte, capacidade de processamento e armazenamento impensáveis nos primórdios da companhia. Sua primeira denominação foi de Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná. Depois, em 1975, passou para Companhia de Processamento de Dados do Paraná. Sua terceira alteração foi para Companhia de Informática do Paraná, em 1994. Mais recentemente, nesta gestão, em 2012, adotou a atual razão social de Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.[/toggles]
Independente das alterações, a sigla nestes 50 anos oriunda da sua criação permaneceu inalterada. A Celepar atende as secretarias de Estado e seus órgãos vinculados por meio de uma equipe composta por mais de 1.100 empregados distribuídos entre a sede em Curitiba e uma estrutura no interior do Paraná que é composta por um escritório avançado e nove núcleos regionais.
Fonte:http://www.aen.pr.gov.br