Iniciativa da União Europeia tem o objetivo de estimular a inovação aberta com organizações da América Latina
O CPqD acaba de ingressar no seleto grupo de membros do programa ELAN – European and Latin American Technology based Business Network, iniciativa da União Europeia que tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação aberta entre os dois continentes, por meio da criação de uma rede internacional de parceiros englobando a indústria, instituições de pesquisa e desenvolvimento, investidores, incubadoras e agências de fomento. A ideia é oferecer um espaço para a colaboração e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras com base em oportunidades de negócios entre a Europa e a América Latina.
Com o CPqD, dez outras organizações, de diferentes países, foram incluídas na lista de membros da rede ELAN. O Brasil tem como coordenador nessa iniciativa a ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e acaba de ganhar três novos membros, que se somam à Agência USP de Inovação: CPqD, Biominas e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
“A entrada na ELAN Network é mais um lance importante dentro da estratégia do CPqD de integração a um ecossistema de inovação aberta”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da organização. “Afinal, esse é um modelo de colaboração que envolve empresas estabelecidas e startups, universidades, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e governo não só do Brasil como também de outros países”, acrescenta.
O programa da União Europeia tem foco especial nos segmentos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), energias renováveis, biotecnologia/bioeconomia, saúde, tecnologia ambiental, novos materiais e nanotecnologia. Mais informações sobre a ELAN Network estão disponíveis em http://www.elannetwork.org/
Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.