Está chegando a hora da renovação dos certificados digitais de cerca de 650 mil empresas Brasileiras que em 2011 participaram de uma corrida contra o tempo junto as Autoridades Certificadoras.
Isso ocorreu devido a uma determinação da Caixa Econômica Federal naquele ano com base na Circular nº547, que indicava que todas as pessoas jurídicas deveriam ter um certificado Digital para cumprimento das obrigações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que deve ser feita através do canal de Conectividade Social.
De acordo com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) foram emitidos mais de 2 milhões de certificados no ano e 2011, sendo que mais da metade deles foram emitidos só no último semestre.
Isso representa 650 mil certificados sendo renovados apenas do último semestre de 2014, já que a validade da certificação é de três anos, podendo ser renovada da primeira vez pela internet.
Em entrevista concedida a revista Dedução, Angelo Tonin, Diretor de Identidade Digital da Boa Vista Serviços afirma que as empresas que adquiriram os certificados digitais para atender a regulamentação na Conectividade Social obtiveram cerca de 20 certificados para funcionários emitidos naquele ano e precisam fazer a renovação para conseguir continuar a atender os requisitos do FGTS e prestar informações a previdência social.
Além da renovação, o diretor aponta ainda a importância da troca de mídia de armazenamento para alguns certificados, já que houve uma atualização da tecnologia E os certificados e mídias antes usadas estão obsoletos.
Para renovar seu Certificado Digital é importante atentar-se a data de vencimento para não deixar que o mesmo expire e a partir dai seguir o procedimento pela internet junto a seu Ponto de Atendimento ou Autoridade de Registro. Em casos de vencimento, é preciso efetuar uma nova compra e em alguns casos agendar uma validação presencial.