A novela sobre o ataque cibernético sofrido pela Sony no final de Novembro ganhou mais um capítulo essa semana. O grupo de hackers intitulado GOP anunciou que enviou um e-mail alertando a respeito dos ataques três dias antes de acontecerem.
De acordo com o site Mashable.com, o correio eletrônico foi encaminhado ao Michael Lynton, CEO da Sony Pictures, Amy Pascal presidente e outros executivos de alto escalão da produtora.
O e-mail de aviso foi encontrado em meio a outros documentos da empresa que foram vazados nessa segunda-feira, 8, pelo grupo misterioso de criminosos virtuais. Em seu teor existia referências a uma “compensação monetária” para evitar um “grande dano”.
Para quem não se lembra, o ataque atingiu diversos bancos de dados da Sony, deixou alguns sistemas da empresa indisponíveis e ainda permitiu o vazamento de cerca de quatro filmes da produtora, sendo três deles inéditos nos cinemas mundiais. Saiba mais aqui.
A mensagem foi encaminhada através de uma conta descartável de e-mail e foi encontrada entre os dados da caixa de entrada de Amy Pascal, porém a presidente da companhia nem chegou a ler o recado.
A principal suspeita é de que o grupo de hackers tenha origem norte coreana e foram motivados a se rebelarem também contra uma produção da Sony que ironiza uma missão de assassinato ao líder norte coreano Kim Jong-um.