No dia 14 de dezembro, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), em parceria com a Deloitte, abordou o conceito atual de IoT, as oportunidades de aumento de eficiência, redução de custos, questões de privacidade e os riscos cibernéticos associados à aplicação do conceito da Internet das Coisas na Indústria.
O encontro reuniu os GTs de Segurança e Jurídico da ABINC na sede da Delloite em SP que contou com a participação de Paulo Pagliusi, PhD, CISM, Flávio Maeda, Paulo José Spaccaquerche, Márcio Cots, Luiz Eduardo Alves Severino, Luis Viola, Dani Dilkin, Herbert de Carvalho e Patricia Peck.
A ABINC é a Associação Brasileira de Internet das Coisas (www.abinc.org.br), uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão fomentar o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil e representar as empresas que compõem o ecossistema de IoT brasileiro.
O encontro reuniu a seguinte agenda:
Credenciamento
Abertura ABINC e Deloitte
Painel 1 – Como Garantir a Privacidade na Internet das Coisas.
Painel 2 – Como Gerenciar Riscos Cibernéticos na Internet das Coisas.
Painel de Debate Final: IoT Security – Habilitando Negócios, Minimizando Riscos.
Segundo declarou Marcelo Creimer que participou do evento, “Foram ótimas discussões sobre direito digital, lei de proteção de dados, e diversos aspectos raramente discutidos, que terão de ser enfrentados diante do novo paradigma da IoT. Quando a sociedade muda, o direito também deve mudar”