Dados da E-bit, empresa especializada em informações do varejo on-line, mostram que as compras via internet voltam a ter destaque e atraem milhares de clientes em 2014. No ano passado, as vendas do comércio eletrônico atingiram um recorde de R$ 4,3 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, datas consideradas de compras Natalinas, alta de 41% ante os R$ 3,05 bilhões do Natal de 2012.
Mesmo com todas as facilidades das compras on-line, o consumidor precisa checar se o ambiente está protegido pelo Certificado SSL e, portanto, seguro para as compras. Os internautas também devem se atentar aos ataques de phishing, que costumam fisgar o cliente por meio de e-mails com ofertas extremamente atraentes alocadas em sites falsos.
Para Maurício Balassiano, diretor de Tecnologia da Certisign, as pessoas, aos poucos, estão aprendendo a reconhecer os sinais de um site protegido pelo Certificado SSL, que são o cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança.
“Mas o reconhecimento não termina na visualização destes símbolos. É imprescindível que o internauta clique no cadeado e no Selo de Segurança para verificar se, de fato, há um Certificado SSL válido e emitido por uma Autoridade Certificadora séria e ética”, afirma Maurício.
Ele ressalta que o Certificado Digital SSL criptografa as informações em tráfego e atesta a legitimidade da empresa que oferece o serviço.
“Garantias necessárias e fundamentais para finalização de compras e inserção de dados pessoais na Internet”, completa Balassiano.
DIÁRIO DA MANHÃ
NAYARA REIS DA EDITORIA DE ECONOMIA