A importância da IOT na evolução dos processos de medição e inspeção
O tema internet das coisas e indústria 4.0 será abordado durante evento do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) para a inauguração da nova e moderna estrutura de laboratórios e da “Sala do Conhecimento”, criada para discutir e difundir novas práticas na área da metrologia
O advento da Indústria 4.0 e o impacto da IOT (Internet das Coisas) na melhoria e na conquista de maior transparência nos processos industriais, incluindo nas medições e inspeções, será discutido pelo CEO da Sensorweb, Douglas Pesavento, durante evento que celebra a modernização dos laboratórios do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), no próximo dia 16 de março.
A Sensorweb é uma startup que desenvolve soluções em IOT e é responsável pela unidade de conectividade da Fanem, multinacional brasileira que fabrica produtos inovadores nas áreas de neonatologia e de laboratórios.
A explanação será o tema inaugural da “Sala do Conhecimento”, criada para discutir e difundir novas práticas na área da metrologia e que está inserida dentro do contexto do novo Laboratório Multifuncional de Ensaios e da reformulação dos Laboratórios de Massa, Pressão, Temperatura, Volume e Etilômetros.
“A IOT está cada vez mais em pauta, em todos os setores da economia. O número de sensores fazendo parte do nosso dia a dia cresce consideravelmente e os processos precisam evoluir pra acompanhar essa quantidade informações que surgem nesse cenário. As metodologias de medição e inspeção necessitam para que possam acompanhar essa nova revolução que emerge. Isso não é algo para daqui uns anos e sim para agora”, ressalta Pesavento.
O objetivo de levar o tema IOT para os servidores e convidados é transmitir uma nova visão de gestão focada na melhoria das condições de trabalho; nas pessoas e em novas tecnologias para instituir uma cultura de inovação e modernidade. Na visão da autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a metrologia exercida pelas entidades públicas carece de novos conhecimentos para recuperar seu lugar na sociedade.
Os Novos laboratórios
Os Laboratórios de Calibração são os pilares fundamentais para a garantia da qualidade dos serviços executados pelo Ipem/SP e pela Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro, composta pelos Ipem´s estaduais. A calibração é uma operação que evidencia a rastreabilidade metrológica dos equipamentos do instituto aos padrões nacionais e/ou internacionais de medição.
O projeto de reestruturação atende as necessidades do segmento de metrologia que necessitam desses serviços no Brasil e supre a defasagem de tecnologia e de equipamentos nos laboratórios que existia até então. Os investimentos superaram 1 milhão de reais, além do apoio de fontes de financiamento e da iniciativa privada que colaboraram para o sucesso da ação.
Sobre a Sensorweb
A Sensorweb é uma empresa de Internet das Coisas (IoT), que conecta em tempo real dispositivos e ambientes. Fundada em 2009, a Sensorweb tem a visão de proporcionar qualidade de vida, conectando pessoas ao seu mundo. Além disso, a startup foi reconhecida como melhor incubada no Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2016. A empresa nasceu no Midi Tecnológico, incubadora de empresas mantida pelo Sebrae/SC e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Entre seus clientes estão diversas unidades pertencentes ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, além do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Hemosc e mais recentemente, o Hemepar.
[toggles title=”Sobre a Fanem”]A Fanem é uma multinacional brasileira que fabrica produtos inovadores nas áreas de neonatologia e de laboratórios, aliando pioneirismo e tradição. Atuando neste segmento desde 1924, é uma das mais importantes indústrias nacionais de equipamentos médicos, líder de mercado em produtos neonatais e com know-how em equipamentos para laboratórios desde a sua fundação. Várias vezes premiada por sua atuação como exportadora, comercializa hoje para mais de 100 países. Anualmente, em média, 7% de seu faturamento são investidos em P&D.[/toggles]