Por Denyson Machado
Com o alto crescimento da demanda por APIs – Application Programming Interface – na América Latina, este mercado é fundamental para estratégia da CA Technologies e para empresas de qualquer tamanho e segmento.
Na atual economia de software, as empresas têm necessidade de interagir com outros players do mercado para seu desenvolvimento econômico. É o caso das fintechs, que se relacionam com bancos, e estes que, por sua vez, mantém relação com startups de pagamento. A conexão entre essas companhias acontece por meio de APIs, que se funcionam como ‘portas’ para o mundo externo, o que exige atenção com a segurança.
Existem diversas ferramentas de proteção de perímetros, como firewall de aplicativos, Sistemas de Detecção de Intrusões (IDS) ou Sistemas de Proteção de Intrusões (IPS), mas que muitas vezes não estão preparadas para fazer a proteção específica para APIs. As novas portas que as empresas estão abrindo para o mundo não podem ficar expostas.
Desta forma, surge a necessidade de inovação e busca por novas oportunidades baseadas em APIs. Grandes corporações possuem também grande burocracia interna para inovar e gerar novos negócios e, por isso, precisam ceder dados e serviços para startups e pequenas empresas, mais ágeis para explorar novos caminhos.
Se essas corporações maiores conseguirem monetizar as APIs e seus dados, por meio de parcerias com startups, consequentemente poderão gerar lucros, criando um novo canal de negócios, cada vez mais fundamental para integração interna e externa, inovação e novos negócios. Ou seja, é um novo caminho de trabalho B2B no Brasil e na América Latina.
Quando começamos a falar de empresas que utilizam APIs em suas arquiteturas e deixam para trás seus modelos antigos, falamos de uma tendência guiada pelo mercado, que exige velocidade e modernidade. Mas, com tantas APIs disponíveis no mundo interno e externo, é importante considerar novas necessidades, como administrar, governar, inserir segurança e gerir essa plataforma, que não era tão representativa para os negócios. Esta nova realidade vai além das APIs. Estamos falando também de utilização de metodologias ágeis, ou seja, passar a atuar mais como com microsserviços sobre APIs, para oferecer mais velocidade e independência às equipes de trabalho
Considerando todos esses fatores, é fundamental contar com uma plataforma como a que a CA oferece ao mercado, que permite o gerenciamento todo o ciclo de vida da API, do design, criação, governança, administração, monitoramento e exposição.
É crucial que a ideia saia do papel com uma arquitetura moderna, baseada em microsserviços e APIs. Esta é a realidade de empresas que querem sobreviver no mercado.
* Denyson Machado VP de Cibersegurança & API para América Latina na CA Technologies