O mercado de healthcare vem passando por significativas mudanças nos últimos anos. A oferta de diferentes tecnologias para o segmento criou o que chamamos de hospitais 4.0, um movimento de melhoria contínua baseado no aperfeiçoamento da infraestrutura tecnológica disponível em hospitais, operadoras de saúde, fabricantes e distribuidores de OPME e outros players da cadeia de suprimentos ligados à saúde.
A Valid, que atua há mais de 60 anos em de soluções tecnológicas de segurança para os mercados financeiro e bancário, de telefonia móvel, identificação de pessoas, objetos e transações, gerenciamento de dados, internet das coisas (IoT) e track & trace, vem aplicando sua larga experiência em rastreabilidade junto ao setor médico-hospitalar.
O foco é aumentar a eficiência de processos de controle de materiais especiais em toda a sua cadeia, desde a sua origem até o consumo final.
Utilizando diferentes tecnologias que vão desde um simples código de barras até o sofisticado uso de RFID – identificação por radiofrequência – é possível garantir a rastreabilidade de um produto através de um código único.
“A adoção do padrão GS1 desde a origem garante o monitoramento de toda a cadeia de distribuição até o momento final do consumo do produto”, exemplifica o Gerente de Soluções de Rastreabilidade da Valid, Ricardo Malizia.
Para Malizia, é a necessidade do cliente que define a tecnologia a ser adotada.
“Cada cliente exige um nível de customização da solução de forma a atender integrações com sistemas de RP (da sigla em inglês Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) e padronização de códigos próprios de cada operação. Essa personalização é fundamental”, pontua.
E para cumprir esta identificação na fonte a Valid vem investindo no desenvolvimento de softwares específicos para controle de embalagens e geração de etiquetas com RFID. Mesmo em produtos importados, a companhia identifica individualmente cada item assim que os mesmos chegam do exterior para criar uma identidade que facilite a rastreabilidade do produto em todo seu ciclo de distribuição.
Dessa forma, além do rastreamento, também é possível que o próprio hospital utilize os identificadores para inserir os dados em seus sistemas de RP. Isso torna possível um controle mais eficiente dentro do seu ambiente até que o mesmo seja consumido.
“A partir do momento em que os hospitais tenham as tecnologias de rastreabilidade incorporadas a sua infraestrutura, ficará claro que absolutamente todo e qualquer item ou pessoa pode ser facilmente identificado e localizado, seja um membro da equipe do hospital, um visitante, um material cirúrgico ou um equipamento de UTI”, avalia. “E isso terá uma relação direta com melhorias nos campos de controle de infecções e de controle de custos de operação”, conclui.
Valid é uma empresa global de soluções em segurança digital e física que oferece um completo portfólio em Meios de Pagamento, Telecomunicações e Sistemas de Identificação, assim como Marketing Digital e Certificação Digital.
A Valid desenvolve soluções que permitem empresas, governo e cidadãos se identificarem, se conectarem, se comunicarem e realizarem transações de dados e financeiras de forma prática e segura.