Um criptógrafo de 24 anos, Nadim Kobeissi, desenvolveu uma plataforma projetada para criptografar documentos corporativos compartilhados.
Kobeissi já havia desenvolvido apps de segurança, chamados Cryptocat e Minilock, que criptografavam mensagens instantâneas ou arquivos compartilhados com proteção ao nível do FBI.
Nesta quarta-feira – 14 de janeiro, Nadim Kobeissi apresentou ao mercado o Peerio, um “pacote de produtividade criptografada”, que pretende ajudar usuários individuais e empresas a criptografarem documentos de IMs (Information Management System) para armazenamento online de arquivos.
O app reuni funcionalidades de outros fabricantes: “Seria um Gmail com recursos do Dropbox”
Gmail de forma mais intuitiva e simplificado, com recursos de IM e Google Drive incluídos. Ao contrário do Gmail, todas as mensagens enviadas pelo Peerio são criptografadas end-to end e não podem ser decifradas por ninguém que não o destinatário – nem mesmo alguém com acesso ao servidor do Peerio.
O aplicativo também permite fazer o upload e compartilhar arquivos criptografados com end-to-end de até 400 megabytes, um limite que Kobeissi afirma que aumentará em futuras atualizações.
O Peerio inicialmente vai rodar no Windows e Mac, além de um plugin para Chrome – mas chegará para plataformas móveis em breve, de acordo com Kobeissi.
Até o momento só foi feito a comunicação. A data de lançamento ainda não foi revelada.
Assista a apresentação do Peerio