Carteiras digitais
A nova carteira digital multiplataforma reúne privacidade e conveniência.
A carteira digital é, na verdade, um aplicativo que conecta-se à internet e é capaz de armazenar itens digitais como ingressos de teatro e cinema, Informação de bilhetes aéreos, registros bancários, cartões de presente, um certificado digital que identifica o usuário, e muito mais.
É uma carteira multiuso com conteúdo criptografado altera de forma radical a forma como as pessoas compram e transacionam via internet e organizam suas informações. De um modo geral, as carteiras digitais são capazes de guardar muito mais conteúdo do que as carteiras convencionais que levamos conosco seja numa bolsa ou no bolso de trás da calça comprida.
As grandes empresas de tecnologia, como Apple e Google, têm a sua própria forma de carteiras digitais no mercado hoje que funcionam através de aplicativos em um smartphone. No entanto, a maioria destes tipos de carteiras reside num computador pessoal e, geralmente, não se integram bem com os concorrentes.
Com a entrada de dinheiro nessas carteiras por meio das bitcoins as carteiras digitais estão recebendo um face-lift.
Mais do que isso, as carteiras digitais vão aumentar seu espectro de alcance onde pessoas de qualquer país poderão deter ativos, moedas e até mesmo consumir bens e serviços ou comercializar por meio de múltiplas plataformas em tempo real.
Para alguns, a carteira eletrônica pode parecer distante. No entanto, a adoção em massa pode estar mais perto do que as pessoas imaginam.
A carteira digital do futuro já é uma realidade veja na SuperNet, por exemplo. Uma plataforma open source multi-uso que abre caminho para a adoção em massa da super conveniência.
Escritório de bolso
Outro conceito é o escritório de Bolso. Eu particularmente gosto muito de um hardware da Bit4id. Conheci o hardware smartTOKEN no CONIP em 2011 e desde então sonho ter um desses em minha bolsa.
Ele é simplesmente um token inteligente para armazenar certificados digitais, ou seja, sua a identidade digital. Estes dispositivos são capazes de gerir de forma integrada e completa a identidade digital de um indivíduo, concentrando diferentes tecnologias (leitor de cartões, chip criptográfico, chip de proximidade e memória flash de alta performance).
É como se fosse um “escritório de bolso”, porque o dispositivo inclui todas as ferramentas que necessitamos para trabalhar com documentos eletrônicos. O smartTOKEN pode incluir um programa profissional de assinatura digital de contratos, um validador para as assinaturas e faz a guarda de todos os seus documentos assinados digitalmente.
Esta nova geração de tokens funciona como um cartão de identificação pessoal seguro. Sem qualquer instalação e sem necessidade de configuração. Simples e pronto a utilizar.
Para usar dispositivos smartTOKEN apenas é necessária uma porta USB livre no computador. Nada é instalado e nada se configura e acima de tudo, não deixa qualquer rasto ou registro do que se faz no computador quando se estabelece a ligação. Em suma: um autêntico dispositivo seguro plug & play.
Aqui no Brasil já temos plataformas para assinaturas de contratos de forma online bem estruturadas. Assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, por meio dos portais de assinaturas, já e uma realidade no Brasil e vem ganhando a cada ano um volume considerável de novas empresas que adotam essa tecnologia. Acho que esse tipo de hardwares poderia ajudar muito na organização e portabilidade dos documentos assinados digitalmente.
Fica a dica!
Foto de divulgação do produto smartTOKEN da empresa Bit4id.