Pensando em facilitar a vida de empresários, profissionais da área da contabilidade, e agentes de instituições financeiras, a Safeweb, uma das mais importantes Autoridades Certificadoras do Brasil, criou a Declaração de Faturamento Eletrônica assinada digitalmente
A nova solução foi inspirada na Lei Federal 13.726/2018, sancionada há pouco mais de dois meses, que dispensa a exigência de reconhecimento de firmas em documentos recebidos pelos órgãos públicos.
A versão do documento, criada para tramitar em ambiente exclusivamente virtual, é fácil de ser elaborada e manuseada.
Entre os passos de tramitação estão a construção de um arquivo no formato PDF e o envio através de um portal de assinaturas, que deve ser acessado com Certificado Digital.
Nesta plataforma, a Declaração poderá ser assinada de qualquer lugar, por todos os envolvidos, e ainda, autenticada digitalmente, de forma facultativa.
Hoje, milhares de documentos em papel, com o título de “Declaração de Faturamento” são assinados por representantes legais de empresas, e direcionados para tabelionatos a fim de que seja feito o reconhecimento de firmas.
O ato é realizado com o objetivo de garantir a segurança jurídica de quem recebe o documento. No entanto, a atual situação, tida como burocrática, vai de encontro às questões de inovação e tecnologia.
É por isso que grandes alterações deverão ocorrer no próximo período, sendo o Certificado Digital o garantidor da validade jurídica necessária ao documento em questão.
Para o Diretor Operacional da Safeweb, Daniel Afonso, o formato atual de Declaração demanda tempo e dinheiro. E isso não atende mais as expectativas dos cidadãos, que a cada dia têm as suas rotinas intensificadas.
“Nós temos a informação, passada pelo escritório de contabilidade que presta serviços para nossa empresa, de que esse tipo de documento demora em média três dias para chegar em uma instituição financeira. Isso tudo porque não há uma otimização do processo. Exatamente o que viemos propor com essa nova solução totalmente digital”, enfatizou.
Alguns escritórios de contabilidade já aderiram à novidade, é o caso do Valli Contabilidade. O Diretor da empresa, Diogo Valli, conta que a nova solução já foi usada e que a experiência foi satisfatória.
“Enviamos uma DFE para uma das agências do Banrisul na semana passada, e não tivemos nenhum problema quanto à aceitação do documento digital. Isso facilita muito a vida dos profissionais que atuam nesta área”, ressaltou.
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