Fora do ar desde o dia 9 de Novembro quando foi alvo de uma ação da polícia Sueca, o site PirateBay, conhecido como maior portal de pirataria da internet voltou a rede no último sábado, 31.
Com um visual repaginado, o site de compartilhamentos apresentou a imagem de uma Fênix, pássaro lendário que renasce das cinzas, em seu layout para enfatizar sua trajetória dentro na internet.
Conhecido como o maior site de torrent rastreador da internet, o PirateBay já enfrentou problemas com a justiça a respeito de direitos autorais antes e por isso possui desde o ano de 2013 um arquivo com todo seu conteúdo disponível para download.
Para manter-se no ar durante o período de reestruturação o site contou com o auxílio de seu concorrente IsoHunt, que incentivou os usuários assíduos a usarem a sua plataforma como uma maneira de protestar às imposições do uso da internet.
A história do PirateBay dentro do mundo virtual já ganhou destaque e em 2015 será tema para um filme com exibição no festival de Berlim. Chamado de “TBP AFK” e dirigido por Simon Klose, o longa metragem será exibido na internet no mesmo dia em que for lançado no evento, 8 de Fevereiro.