Tenho observado como está crescendo o número de lojas que aderiram à certificação digital para proteger o seu consumidor, algumas inclusive colocando o “clique e verifique” para comprovar a autenticidade do selo.
Esse tipo de proteção fez com que o comércio eletrônico fosse se tornando cada vez mais seguro, a criptografia dos bons modelos de certificação (sem esquecer que para as operações de comércio online, o indicado é o certificado com validação de organização), hoje o consumidor consegue navegar com segurança. E com a utilização dos certificados digitais, pode ter certeza que os seus dados estão seguros, daí o crescimento do nosso negócio estar intimamente ligado com esses certificados.
Mas muito mais pode ser feito, o login com certificado digital, por exemplo. Por custo baixo, praticamente torna nulo o chargeback (pesadelo dos gestores), além disso, aumenta a liquidez e diminui, automaticamente, a taxa de abandono de carrinhos, isto sem contar que torna o remarketing mais eficaz. Sem pensar que com certeza vai aumentar a conversão da loja. Apesar de todas as vantagens listadas, a adesão para este modelo ainda é pequena, na verdade ela vem crescendo fora do país e já está despertando a curiosidade do e-commerce brasileiro.
E a assinatura digital? A assinatura digital é uma assinatura eletrônica que usa criptografia e permite aferir com segurança, a origem e integridade de um documento, isso vale para compra de serviços, contratos, etc.
Enfim, a tecnologia deve nos ajudar no dia a dia e é isso que eles fazem, na minha opinião essa é um tendência do negócio e vamos ver cada dia isso crescer na nossa rotina e ser cada vez mais seguros no comércio online, seja ele o produto que for.
Boas vendas!
Sobre Fátima Bana
- Consultora de e-commerce/comunicação e marketing digital;
- Atua há mais de 10 anos em empresas nacionais e internacionai;
- Mestre em Comportamento do Consumidor pela UCLA/USA e doutoranda pela mesma instituição.
- Colunista do Instituto CryptoID