O Rappi quer ser a maior fintech de pagamentos do mundo. E quem diz isso não sou eu, mas sim o fundador da empresa
Por Junior Borneli
Uma empresa que olha apenas para seus concorrentes diretos está fadada ao fracasso. Essa é uma das maiores verdades no mundo de hoje.
A competição agora é transversal e assimétrica, ou seja, os pequenos concorrem com os grandes e todos concorrem lateralmente, com negócios que se misturam em algum momento.
Mas o que isso tem a ver com o Rappi? Pois é… a empresa conhecida pelos motoboys com coletes e caixas laranjas é muito mais do que uma empresa de logística.
Um dos fundadores da empresa, Sebastian Mejia, diz que o Rappi deseja se tornar a maior fintech do Brasil, ele disse isso no momento em que a empresa recebeu seu mais recente aporte, no valor de 200 milhões de dólares.
As fintechs têm atraído os maiores investimentos no Brasil, nos últimos anos.
O Nubank é o maior case de sucesso, mas outras como PagSeguro e Stone se destacaram fazendo IPOs bilionários nos Estados Unidos.
Tanto é que o interesse pelo Fintech Conference, que será realizado pela StartSe em maio, deve reunir mais de 3 mil pessoas do mercado financeiro.
E sabe qual o motivo desse interesse todo? O mercado está num processo de mutação, com a China começando a exportar seu super aplicativos, como WeChat, e com os pagamentos mobile ganhando cada vez mais espaço nos EUA.
Mas e o Rappi nessa história toda? Hoje, em muitos lugares de São Paulo, quando você vai à padaria, por exemplo, é possível pagar suas compras sem levar cartão de crédito ou dinheiro.
Você simplesmente utiliza o aplicativo do Rappi para ler um QRCode e pronto: usou sua carteira digital e fez o pagamento.
Além disso, com sua carteira digital, é possível pedir e emprestar dinheiro para amigos, solicitar saques que são feitos pelos motoboys e muito mais.
Agora me diga: quem são os concorrentes de um grande banco? Outros grandes bancos? As fintechs? Ou uma empresa de “motoboy”?
Todo o mercado financeiro e as principais fintechs do Brasil estarão no Fintech Conference, que será realizado no dia 22 de maio, em São Paulo.