A Netbr, especializada em tecnologias de gerenciamento e governança da identidade e acesso (IAM/IGA), acaba de celebrar um acordo com três empresas norte-americanas para inaugurar no Brasil a IAM Academy & Recruting.
Trata-se do primeiro centro de formação de profissionais da IAM na América Latina.
A parceria envolve as consultorias Identropy, PathMaker e S3 Consulting, que têm atuação nos EUA e América Latina. Juntas, as participantes do grupo instituíram a iniciativa internacional “IAM Consortium”, liderado pela Netbr.
O consórcio irá compartilhar recursos, experiências e projetos em identidade e acesso, ficando responsável pela manutenção da Academia.
Inicialmente, o foco da formação será em tecnologias da marca Sailpoint, maior fabricante de soluções de gerenciamento e governança nesta área.
De acordo com André Facciolli, diretor da Netbr, com uma base de quatro meses de formação intensiva, os estudantes bem avaliados passarão a integrar projetos no Brasil, EUA e América Latina, ou poderão ser encaminhados para vagas de especialistas em grandes empresas usuárias.
A academia funcionará também como uma central de recrutamento, certificação e oferta de profissionais qualificados.
“Nossos alunos poderão interagir com equipes remotas ou ser enviados para trabalhar no Exterior em regime temporário ou permanente”, prossegue Facciolli.
A IAM Academy começa com um time docente de 15 especialistas aptos a conduzir a formação, todos com graduação acadêmica e certificações da indústria.
Eles foram alocados pelas empresas do Consórcio, após cerca de seis meses de preparação da metodologia, conteúdos e ferramentas de ensino.
Pré-requisitos
Os alunos interessados precisarão dominar linguagens de programação e ter formação superior em engenharia, matemática, estatística ou tecnologia da informação, além de fluência em Inglês.
André Facciolli explica que o índice de empregabilidade nessa área é de praticamente 100% para os alunos que se saírem bem no processo de formação, uma vez que há demanda reprimida de especialistas com este perfil, tanto no Brasil quanto no Exterior.
De acordo com a empresa de pesquisa Market Research Engine, o mercado da IAM está crescendo num ritmo de 12% ao ano, devendo atingir os US$ 14,4 bilhões em 2021.
Na avaliação de Facciolli, a indústria de IAM já compreendeu que a falta de massa crítica para os seus projetos funciona como uma barreira para o maior crescimento dos negócios.
“A estratégia de formar pessoal para o design, implantação e suporte na área vem sendo discutida há mais de dois anos pela Netbr e suas parceiras”, comenta o executivo.
Acessos é Estratégico na Nuvem
A disciplina de controle de identidade e acesso se tornou um conhecimento central nas arquiteturas de segurança em rede já a partir dos anos 80, mas cresceu muito em importância com a disseminação da sociedade em nuvem.
O glossário técnico do Gartner descreve a competência de IAM como “a disciplina de segurança que permite que os indivíduos certos acessem os recursos certos, no tempo certo e pelas razões certas”.
Com o desenvolvimento da nuvem, explica Facciolli, a definição das identidades se tornou mais complexa, por envolver uma diversidade de acessos humanos (empregados, gestores, terceirizados, clientes, visitantes, fornecedores, usuários remotos etc).
Isto sem falar nos atores não-humanos (máquinas, dispositivos, bots, serviços e APIs), além dos componentes de Identidade da Internet das Coisas (IDoT).
Mais informações e formulário de inscrições para o IAM Academy, acesse o site