Nesta sexta-feira a agenda do CEO da Apple terá um evento mais do que especial, isso porquê Tim Cook Foi convidado a participar de uma conferência de segurança da informação na Casa Branca.
Em um debate apresentado as autoridades governamentais do país, o executivo irá apontar as técnicas de criptografia dos dispositivos da Apple e como elas escondem as informações dos cibercriminosos .
Considerado um aparelho inseguro por Edward Snowden, que delatou os segredos de espionagem americana a mídia, o Iphone é um dos smartphones mais vendidos no mundo mesmo sendo foco de monitoração da Agência Nacional de Segurança (NSA).
Além de discutir a segurança dos dispositivos móveis da Apple, a conferência têm como objetivo revelar novas propostas para que as companhias de tecnologia do país possam cooperar de maneira mais efetiva na cibersegurança nacional.
Essa não é a primeira vez que Cook é chamado para ir a Casa Branca, em 2013 e executivo reuniu-se a outros empresários para discutir a privacidade dos cidadãos americanos depois da repercussão sobre o caso de espionagem do governos dos EUA.
A empresa criada por Steve Jobs já apresentou algumas discordâncias com o governo dos Estados Unidos ao defender a privacidade de seus clientes em alguns casos de quebra de sigilo exigidas pela Casa Branca nos anos anteriores.
Unida a outras empresas de tecnologia, a Apple adotou uma postura firme quanto a criptografia introduzida em seus aparelhos, que está mais forte e pode garantir uma segurança maior a seus usuários. Isso, porém, conflita aos interesses das agências de espionagem do governo, que terão maior dificuldade para decifrar códigos e conseguir as informações necessárias.
Podemos especular então, que o debate tentará encontrar um meio termo entre as necessidades do governo e a segurança dos usuários, que correm o risco de ficarem vulneráveis.