A Unidade antifraude da Diebold Nixdorf em Indaiatuba opera com 140 profissionais que atuam em pesquisa e análise de mais de 10 mil artefatos diariamente, garantindo a inibição de mais de 2,6 milhões de ataques toda semana
A Diebold Nixdorf, foi fundada m 1859 em Cincinnati, Ohio – USA como Diebold Bahmann Safe Company que nessa época produzia cofres para bancos.
Hoje é líder mundial na condução do comércio conectado.
Segmentos de mercado em que a Diebold Nixdorf atua
Ao longo de sua trajetória a Diebold Nixdorf diversificou suas atividades e atualmente tem foco em tecnologia financeira e de varejo sendo especializada na venda, fabricação, instalação e serviço de sistemas de transações de autoatendimento – como caixas eletrônicos e sistemas de processamento de moeda -, terminais de ponto de venda e produtos de segurança física.
Nesse momento a empresa se volta para a área de desenvolvimento de softwares de automação bancária e automação comercial. Desenvolvem soluções integradas que conectam canais digitais e físicos de forma segura e eficiente para milhões de consumidores todos os dias. Hoje essa área de software representa 60% da receita da CIA mundialmente.
No Brasil a Diebold Nixdorf atende os principais bancos e grandes varejistas como Carrefour e McDonald’s, mas os especialistas da divisão OFD – Online Fraud Detection – adiantam que podem atender também empresas de médio porte que precissem do monitoramento antifraude.
DSI – Digital Security Intelligence
Os softwares utilizados pela equipe antifraude que compõem a solução DSI – Digital Security Intelligence – são 100% desenvolvidos internamente com recursos de inteligência artificial e machine learning.
“Se temos que fazer mais de uma vez o mesmo procedimento, já criamos um processo automatizado com recursos da inteligência artificial e machine learning”, diz o engenheiro da equipe OFD – Online Fraud Detection.
Soluções de prevenção e combate à fraude compõem a área de software da empresa
Desde 2012, com a aquisição da GAS Tecnologia, empresa especializada em prevenção e combate a fraudes eletrônicas, a Diebold Nixdorf passou a oferecer para seus clientes a expertise de uma companhia com mais de 20 anos de atuação no segmento associada à capilaridade e estrutura global de uma multinacional.
Equipe OFD
A equipe OFD Online Fraud Detection, alocada na unidade de Indaiatuba no interior do estado de São Paulo atua no mercado brasileiro de prevenção a fraudes e classifica diariamente mais de 500 novas famílias de malwares.
São 140 profissionais sendo 80% desenvolvedores entre matemáticos, engenheiros e profissionais com outras formações que estão trabalhando juntos há muitos anos.
Eles pesquisam e catalogam novos ataques todos os dias, desenvolvendo também novas tecnologias de prevenção e blindagem dos ambientes de mobile e internet banking dos grandes bancos e instituições financeiras no país.
O time também atua identificando pontos de melhorias de processos e integração das soluções voltadas a prevenção as fraudes dentro de seus clientes.
De maneira integrada à equipe de pesquisa e desenvolvimento, a área de operações da DN, tem recursos alocados dentro das instituições, realiza todo o atendimento e suporte às soluções implementadas nos clientes.
“Somos movidos por um ideal que vai muito além das atividades profissionais. Combatemos o crime organizado que atua no meio online como uma filosofia de vida”, afirma o líder da equipe de especialistas da OFD, que por motivos de segurança não podemos identificar.
O líder da OFD explica ainda que os crimes online são desenvolvidos por corporações altamente organizadas com alta capacidade de investimento em equipamentos e equipes para o desenvolvimento e atualização dos malwares.
Por dentro do ataque e contra ataque
Os especialistas da empresa explicam que quando uma ameaça chega por meio de um dos diversos coletores, um sistema que vem sendo desenvolvido e melhorado há mais de cinco anos, realiza o primeiro filtro, identificando e separando de maneira automatizada tudo aquilo que já é conhecido do que é novo.
O que é novo, e não possui nenhuma similaridade com algum comportamento ou família de malware conhecida, segue para análise dinâmica, isto é, são simulados acessos de um ser humano às instituições, fazendo assim que o ataque entre em execução.
Só em último caso ele é direcionado aos especialistas para entendimento do completo do comportamento do ataque.
Esta análise consiste na utilização de engenharia reversa, resultando na criação de novas tecnologias que serão desenvolvidas de forma a contra-atacar a ameaça, para que o ambiente volte a ficar blindado.
Desta maneira, o time de OFD da Diebold Nixdorf inibe mais de 2,6 milhões de ataques toda semana. Isto representa um potencial de perdas com fraudes em torno de R$ 167 milhões por mês para seus clientes, que são grandes players dos segmentos financeiro e varejo brasileiro.
Tipos de ataques identificados pela Diebold Nixdorf recentemente
RAT – Remote Access Trojan
Recentemente, os especialistas da empresa identificaram um malware RAT (Remote Access Trojan) inédito no mundo que ataca dispositivos móveis de sistema operacional Android. Por meio dele, o criminoso navega e realiza transações bancárias diretamente do dispositivo móvel do usuário sem qualquer interação física, levando a outras fronteiras os desafios de prevenção à fraude.
Google Chrome
Outro tipo de ataque recente foi contido em uma extensão do Google Chrome. Uma vez instalado no navegador do usuário, o fraudador tem a possibilidade de capturar os cookies da sessão logada e reproduzir em outro computador. Com isso, é possível que transações sejam realizadas sem precisar de uma nova autenticação, aproveitando-se assim daquela realizada legitimamente pelo usuário. Usuários de Internet Banking e sites de e-commerce estão suscetíveis ao golpe.
É uma corrida constante para detecção e criação de vacinas para bloquear os ataques e blindar os usuários finais. A unidade OFD realiza essa operação em menos de um segundo com recursos de inteligência artificial e machine learning, desenvolvidos pela própria equipe.
Não existe mais os hackers que trabalham sozinhos, quem está por trás das maiores invasões e roubos online são grandes organizações que estudam novas formas de invasão e novos métodos para atrair as pessoas e então induzi-las a entregarem seus dados por engenharia social.
Os especialistas deixaram claro que não adianta ter uma senha quilométrica, alfanumérica, com uso de caracteres especiais etc, se as pessoas as fornecem a terceiros quando abordadas por chamadas telefônicas, sms, whatsapp, e-mails, etc.
“A cada novo artefato lançado pelos hackers é desenvolvida uma nova estratégia para detecção e combate à fraude e com isso passa a existir uma retroalimentação no sentido de motivar ambos os lados a superar as barreiras criadas pelo adversário”, informa o líder da equipe OFD.
O presidente da Diebold Nixdorf Brasil, Elias Rogério da Silva, comenta que a área de OFD integra o portfólio de software da empresa no Brasil e, trazer inovação para este mercado faz parte do propósito social da empresa.
“Prover soluções tecnológicas para simplificar a vida das pessoas em suas interações diárias com os bancos e varejo faz parte da missão da DN. Temos orgulho em ter em nossa estratégia de software um time capacitado que diariamente atua combatendo o crime organizado, colaborando para que instituições e seus clientes não percam dinheiro, preservando, inclusive, o sistema financeiro brasileiro”.
Sobre o Diebold Nixdorf
A Diebold Nixdorf, Incorporated (NYSE: DBD), é líder mundial na condução do comércio conectado. Nós automatizamos, digitalizamos e transformamos a forma como as pessoas fazem transações bancárias e compras. Nossas soluções integradas conectam canais digitais e físicos de forma conveniente, segura e eficiente para milhões de consumidores todos os dias. Como parceira de inovação para quase todas as 100 maiores instituições financeiras do mundo e a maioria dos 25 principais varejistas globais, a Diebold Nixdorf oferece serviços e tecnologia incomparáveis que potencializam as operações diárias e a experiência do consumidor de bancos e varejistas em todo o mundo. A empresa está presente em mais de 100 países, com aproximadamente 23.000 funcionários em todo o mundo. Visite www.DieboldNixdorf.com para mais informações.
Diebold Nixdorf identifica novo malware de acesso remoto
Como varejistas podem lucrar com o envolvimento digital do consumidor? Diebold Nixdorf na NRF 2019
Diebold Nixdorf aposta em softwares integrados para avançar na digitalização de bancos e varejo