A empresa de tecnologia Scytl que realizou as eleições presidenciáveis dos EUA em 2016 utiliza Blockchain para aumentar transparência e confiança em suas próximas eleições
Empresa líder em votação eletrônica já está presente em todo o globo e agora busca por aprimoramento de técnicas para utilização nas eleições de seus clientes
A Scytl já realizou mais de 100.000 eventos eleitorais pelo mundo, e como toda empresa de mercado precisa reciclar sua tecnologia para atender novas demandas de seus clientes. Visando inovação, diversas filiais da empresa já utilizam de Blockchain para aumentar a transparência e confiança no processo eleitoral de seus clientes.
Presente em 19 dos 21 países que adotaram eleições online, a empresa utiliza o potencial da tecnologia Blockchain para melhorar os procedimentos de contagem e tabulação durante as eleições, além disso argumenta que a tecnologia Blockchain atende aos requisitos de transmissão eletrônica e consolidação dos resultados eleitorais. Para fins de comprovação, a equipe da multinacional implementou uma prova de conceito com execução em uma Blockchain da Ethereum.
As vantagens da utilização da tecnologia de Blockchain já são comprovadas pelos especialistas
Transparência
Cada eleitor possui uma chave pública criptografada associada à sua identidade, desta forma, ela poderia facilmente consultar seu voto através de um “block explorer”, exatamente como fazemos ao consultar uma transação com Bitcoin.
Agilidade e desburocratização
A medida que cada eleitor entra na plataforma e completa as etapas, seu voto é automaticamente contabilizado pois basta ver o saldo dos endereços dos candidatos.
Redução de custos
Uma eleição em blockchain reduziria bastante os custos com zonas eleitorais, infraestrutura, transporte e segurança de urnas, pois assim todas as eleições poderiam ser feitas online.
A Experiência da Scytl em eleições
Além de acompanhar as inovações do mercado, a Scytl também se destaca devido a realização de eleições de grande porte ao redor do mundo, um exemplo é a eleição presidencial dos EUA em 2016 que contou com tecnologias da empresa, levando a democracia digital a mais de 53 milhões de eleitores registrados e milhares de funcionários eleitorais em 28 estados.
A consequência do trabalho bem realizado são processos eleitorais mais eficientes, escaláveis e acessíveis, consolidando-a como principal fornecedora de modernização eleitoral nos Estados Unidos.
No mercado brasileiro desde 2008, Scytl já possui mais de 50 eleições realizadas para Conselhos profissionais, associações e empresas privadas espalhadas pelo Brasil. Para conhecer mais da empresa acesse modernize as eleições da sua organização também.
Leia também
- Eleições eletrônicas mudam a forma dos conselhos de classe escolherem seus representantes
- Eleição do Sistema CFC/CRCs com uso do Certificado Digital
- Sicoob Coopjus de Minas Gerais realiza suas primeiras eleições online
- CFC | O Conselho Federal de Contabilidade realiza eleições em novembro por meio eletrônico
- ARISP combina sistema de votação on-line e tecnologia de certificação digital para eleições privadas seguras e eficientes
- Certificado digital é a porta para massificar o voto online
- Blockchain e as eleições: perspectivas para o cenário brasileiro