Participantes terão que atacar e invadir máquina com vulnerabilidades de segurança; 4 primeiros colocados ganharão ingressos para Cyber Security Summit Brasil 2019
A Cyber Security Summit Brasil, maior e mais importante conferência internacional de cibersegurança, que acontece todos os anos no país, lançou um desafio inédito para os times de cibersegurança que quiserem treinar suas habilidades de hacking.
Realizado em um ambiente virtual, com profissionais de várias partes do mundo, o objetivo do desafio é que os participantes ataquem e invadam uma máquina com vulnerabilidades de segurança e, o principal, descubram o que deveria ser feito para evitar essas vulnerabilidades. Assim como todo bom desafio, o Cyber Security Challenge 2019 não será fácil, exigindo que os participantes pensem ‘fora da caixa’.
“Não será um ambiente de game, e sim um treinamento para pessoas se focarem nos objetivos que colocamos. O desafio é para todos e é também um instrumento para os times de cibersegurança. Nele, o desafiante não compete somente em um lugar, antes em um mundo hiperconectado”, explica Rafael Narezzi, consultor e organizador da Cyber Security Summit Brasil.
Elaborado por um time de peso, com o auxílio de grandes profissionais de cibersegurança, o desafio apresentará uma corrente de vetores e, para se atingir o objetivo máximo, o participante terá que passar por vários conhecimentos de Advanced Web Exploitation. Por fim, vencerá os quatro primeiros que conseguirem acesso ao diretório root da máquina e capturarem a Flag.
“Para conseguirem esse acesso, é imprescindível que dominem técnicas de Web Exploitation, pois apenas dessa forma conseguirão aplicar métodos de exploração e escalação de privilégios. No desafio, todo esse processo iniciará a partir do acesso a porta 80 (http) da máquina, uma página que aparecerá sem links e que estará propositalmente vulnerável”, explica Narezzi.
De acordo com o consultor de cibersegurança da 4CyberSec, o treinamento será propício para executivos testarem os conhecimentos e habilidades do seu time em tempo real.
Da mesma forma, para avaliar como equipes de defesas agem diante de brechas, e para executivos analisarem seus planos de Management Incident and Recovery-gestão e recuperação de incidentes.
O desafio possui uma proposta bastante inovadora, pois diferente dos demais games de CTF (Capture The Flag), que geralmente precisam ser promovidos por eventos, o Cyber Security Challenge está disponível para todos executivos e profissionais da área de cibersegurança e tecnologia do mundo. Para participar, basta acessar o link e começar o desafio.
A competição termina assim que houver vencedores ou duas semanas antes do Cyber Security Summit Brasil 2019, que acontece nos dias 25 e 26 de julho, no Rooftop 5 & Centro de Convenções, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Os 4 primeiros colocados do Cyber Security Challenge ganharão ingressos para a conferência internacional.