O prazo para que contribuintes prestem contas ao fisco se inicia na primeira segunda-feira de março (2) e a Receita Federal do Brasil espera que sejam feitas 27,5 milhões de declarações até o dia 30 de Abril, quando o prazo se encerra em todo território nacional.
Até o final de Fevereiro a Receita Federal do Brasil irá disponibilizar o programa para que os contribuintes possam inserir seus dados para simplificar o processo de declaração.
Para aqueles que possuem dúvidas de como funciona o programa, está disponível desde Novembro um rascunho da declaração para que os contribuintes pudessem se adiantar ao processo e evitar percalços.
Esse ano foram corrigidos alguns limites em até 4,5%, isso significa que serão obrigados a declarar aqueles que obtiveram rendimentos tributáveis cuja a soma seja superior a R$ 26.816,55 e que não possuam bens que excedam 300 mil.
A grande novidade para as declarações de imposto de renda em 2015, porém, fica por conta do dispositivo online disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita Federal na Internet.
Através dessa modalidade será possível declarar de forma completamente digital e preencher os dados da declaração sem precisar baixar o programa disponível na receita. É importante destacar, porém, que a declaração online só é feita mediante um certificado digital.
Esses primeiros passos apontam o possível futuro das declarações de imposto de renda, assim como outras, que deverão estar cada vez mais em ambiente virtual e exigirão certificados digitais e idoneidade em ambiente online.
Entenda melhor o que é um certificado digital e sua importância aqui.