Inclusos em nossa rotina o meio digital desde os primórdios da internet, as senhas podem ser finalmente deixadas de lada no novo software da Microsoft. O Windows 10 deve conter em suas configurações suportes a especificações de biometria estabelecidas pela Aliança Fast Identification (FIDO), de acordo comunicado oficial divulgado no blog da Microsoft.
Para quem não conhece, a FIDO em parceria com outras empresas é responsável por definir um novo padrão de uso no mundo digital que abandonaria o uso de alguns passwords.
O Passwolrdless Experience, como é chamada a iniciativa se baseia principalmente na análise de impressões digitais, voz e imagens, substituindo o que antes era feito a partir de palavras chave.
Segundo o anúncio da gigante de tecnologia, já é possível ver algumas dessas medidas inclusas no Windows 10 Technical Preview.
Com apoio de empresas como o Google, Paypal e Sansung, a aliança FIDO apresentou a versão 1.0 e as especificações finais de seus padrões de navegação em Janeiro desse ano. Foram dois padrões, o primeiro relacionado a biometria e o segundo referindo-se a autenticação em dois fatores.
A nova versão do projeto ainda está em fase inicial, porém é possível constatar o interesse da Microsoft em implementá-la em seu sistema.