A AVG, desenvolvedora de produtos para segurança anunciou nessa quarta-feira (18/02) a descoberta de um malware de espionagem para smartphones que usam o sistema operacional Android.
De acordo com a empresa, o software malicioso desligaria o celular e permitiria que seus dados fossem espionados de maneira oculta enquanto o aparelho estivesse “offline”.
No momento em que o usuário desliga o celular é comum aparecer o logotipo do fabricante do celular antes de seu completo desligamento, porém com o malware infiltrado após o aparecimento do logo o smartphone continuaria ligado, permitindo o acesso as imagens, registros de ligações, envio de mensagens e demais tarefas sem que o seu portador note.
O processo de “instalação” do malware no Android se da através de uma permissão root, que garante as vantagens de um administrador do sistema capaz de realizar tarefas avançadas. A partir daí o vírus se infiltra no sistema de desligamento do celular, o desativa, e permite que o invasor tenha acesso ao aparelho sem ser notado.
Para a AVG a melhor maneira de prevenir-se contra o software malicioso é retirar a bateria em casos em que o aparelho precise ficar desligado em um período longo.