Iniciativa leva em conta o comprometimento com o Código de Ética e Autorregulamentação da Associação Brasileira de Crédito Digital
Em meio a um cenário marcado por uma série de medidas do Banco Central com o objetivo de estimular o mercado e ampliar a atuação das fintechs de crédito no país, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) acaba de lançar o Selo ABCD, voltado às associadas comprometidas com o Código de Ética e Autorregulamentação da entidade.
A novidade é mais uma ação da associação orientada às boas práticas do segmento. “Desde o início de 2016, ano de fundação da ABCD, sabíamos que nosso papel, além de lutar pelo desenvolvimento do mercado de crédito online no Brasil, deveria ser o de prezar por uma relação saudável e de qualidade entre os envolvidos. Para isso, alguns princípios não poderiam faltar, motivo pelo qual foram todos contemplados no nosso Código”, afirma o presidente da ABCD, Rafael Pereira.
A máxima transparência é um dos pontos principais do código, já que as fintechs (empresas que oferecem produtos e serviços financeiros) lidam diariamente com dados pessoais, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
A legislação autoriza o uso de determinadas informações financeiras e disciplina como essa utilização deve ocorrer. Assim, além de respeitar a lei, é fundamental que o setor garanta o amplo acesso à informação, que deve ser de fácil entendimento a qualquer cliente das suas plataformas.
Tema em discussão nos últimos meses, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é levada em conta pelo documento. “Nosso Código estabelece que os clientes devem informar seus dados cadastrais de forma voluntária, e que as associadas têm a obrigação de garantir a privacidade e a segurança durante a navegação em suas plataformas”, detalha Pereira. A capacidade de pagamento dos clientes que desejam contratar crédito também é analisada pelo texto.
O Código de Ética e Autorregulamentação da ABCD está disponível na íntegra no link.
Sobre a ABCD
A ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional formada por fintechs que oferecem produtos e serviços financeiros.
Em franco crescimento no Brasil e no mundo, as fintechs estão mudando a dinâmica do mercado de crédito. São três os objetivos principais da ABCD: busca de maior eficiência no ciclo de crédito, fomento de iniciativas que propiciem o desenvolvimento do mercado de crédito digital no qual as fintechs associadas atuam e criação de relacionamento institucional consistente com os reguladores e demais agentes do ecossistema do crédito.