O diretor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, anunciou nessa segunda-feira que deseja ter acesso as comunicações criptografadas em computadores e outros dispositivos móveis sempre que for necessário.
A declaração dada durante o fórum de cibersegurança em Washington, Michael Rogers afirmou que deveria existir uma medida legal que permita que as agências tenham acesso as comunicações criptografadas em casos específicos voltados a segurança nacional.
Rogers não é o primeiro membro na administração de Obama a pedir soluções de criptografia nos últimos meses. Em setembro, após a Apple e o Google anunciarem recursos de criptografia em sistemas operacionais de smartphones, tanto o diretor do FBI James Comeya, como o procurador-geral Eric Holder e levantaram preocupações adicionais que impeçam ferramentas de criptografia em inquéritos policiais.
Para o diretor da instituição de segurança, é preciso que haja os mesmos esforços para essa ação do que a que movemos em relação a temas como pornografia e exploração infantil, na qual as empresas de tecnologia reportam os possíveis criminosos as autoridades imediatamente.
A declaração de Rogers, surge após a polêmica nacional causada com as denúncias do ex-agente da NSA Edward Snowden a respeito dos programas de vigilância do governo norte-americano e que dividem opiniões no país.