O Certificado Digital ICP-Brasil traz muitos benefícios à sociedade brasileira como a redução de custos e muita agilidade as atividades empresariais e profissionais, o que proporciona celeridade aos processos.
Além da celeridade e redução de custos o certificado digital da garantias as transações que ocorrem em meio eletrônico como: autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio. No entanto, esbarramos muitas vezes com o mal uso do certificado digital quando o titular dá a posse do seu documento eletrônico à terceiros. No caso do relacionamento com a Receita Federal do Brasil os usuários podem optar por fazer uma procuração eletrônica disponibilizada no serviço e-CAC em que o contribuinte estabelece o tipo de ato que ser procurador poderá assinar em seu nome, porém, como fazer a procuração em outras situações?
Pensando em manter a guarda do certificado digital em posse de seu titular sem a necessidade de compartilhamento com terceiros, a empresa de tecnologia sediada no Rio Grande do Sul, Safeweb, uma das principais autoridades certificadoras brasileiras criou mais uma funcionalidade em sua plataforma para assinatura que agora atente o mercado para elaboração e distribuição de procurações eletrônicas.
O Portal de Serviços Eletrônicos da Safeweb – PSE, que está no ar desde o início de setembro, também conta com o serviço de procuração eletrônica, contudo, diferentemente do e-CAC e do Conectividade Social, as procurações geradas e assinadas digitalmente podem ser enviadas para Bancos, Juntas Comerciais, Imobiliárias, Escritórios de Advocacia e Contabilidade, por exemplo.
Conversamos com o Diretor de Negócios da Safeweb Luciano Schewe e segundo ele, “Há décadas que se ouve falar na desburocratização e não é só pelo Governo, mas muitas empresas privadas, em especial as de tecnologia, sempre estão em busca de novas alternativas para simplificar atos e procedimentos, eliminar rotinas e formalidades desnecessárias, que no fundo tem por objetivos: poupar tempo, energia, dinheiro e a paciência do cidadão brasileiro.”
“Na internet surgiram “Portais” e sites, que serviram e ainda servem, como verdadeiros canais de relacionamento eletrônico, alguns deles, diga-se de passagem, muito eficazes. O Portal de Serviços Públicos do Governo Federal é um excelente exemplo. Nele o cidadão tem informações sobre mais de 1.700 serviços, onde 40% deles podem ser realizados de forma digital, diz Schewe.
Ainda segundo Luciano Schewe, Alguns portais utilizam para a identificação e autenticação das pessoas o Certificado Digital ICP-Brasil. E alguns, por exemplo, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), da Receita Federal do Brasil, e o Conectividade Social ICP, da Caixa Econômica Federal, há muito tempo oferecem o serviço de Procuração Eletrônica com assinatura digital. Aos poucos, o papel e o reconhecimento de firmas estão acabando para este tipo de ato.”
O Portal de Serviços Eletrônicos da Safeweb – PSE, nasceu para facilitar o dia a dia do cidadão brasileiro que vive espalhado pelo Mundo, ou concentrado em grandes cidades, onde o deslocamento até um consulado brasileiro, ou até um cartório, se tornam difíceis.
“Economizar tempo e dinheiro, melhorando a qualidade de vida, é o desejo de todos, diz Schewe.
Já o Diretor de Operações da Safeweb, Daniel Fabre esclarece que uma procuração pública, em papel, para ser elaborada num Cartório de São Paulo, pode demorar dois dias e custar quase R$ 300,00 reais. “No PSE, uma procuração eletrônica, com assinatura digital ICP-Brasil, não demora mais de 10 minutos, e custa na sua maioria, somente R$32,00, com pagamento através de boleto, cartão de crédito ou bitcoin,” comenta Fabre.
Além de dispor de quase 30 diferentes tipos de modelos de procurações eletrônicas, o Portal de Serviços Eletrônicos da Safeweb – PSE possui aplicações voltadas para a área contábil e jurídica, que possibilitam a geração, importação e assinatura digital de Declarações de Faturamento Eletrônicas, bem como, a autenticação de cópias de documentos que serão enviados para as Juntas Comercias, por contadores e advogados.
A novidade nestes casos, é que os documentos eletrônicos gerados e assinados através do PSE, além de possuírem assinatura digital, que atribuem validade jurídica, contarão com uma “etiqueta eletrônica” da Safeweb, e QR Code, para verificação facultativa em um repositório, caso haja dúvidas por parte dos receptores dos documentos.
Segundo o Consultor de Inovação da Safeweb, e ex-Tabelião Substituto, Ayrton Carvalho Filho, “com a nova Lei Federal 13.874/19, os contadores e advogados ganharam força e confiança do Governo Federal. Aliás, são categorias de profissionais que se souberem aproveitar a fé pública, poderão criar novos serviços rentáveis ao utilizarem os softwares de “autenticação digital de cópias”, ContadorSign e AdvogadoSign, disponíveis no PSE.
“Estamos vivendo em tempos de grandes transformações, quase fechando 20 anos de ICP-Brasil. Estamos vivendo em tempos de UBER, AIRBNB e SAFEID. Quem não corre voa, aliás, quem não migra para a rede, fica para trás finaliza”, Schewe.
Prefeitura de São Paulo emite primeiro Certificado Digital como Autoridade de Registro da AC Safeweb
Safeweb lança Certificado Digital na nuvem
Alerta aos titulares de certificados digitais ICP-Brasil
[button link=”https://cryptoid.com.br/category/safeweb/” icon=”fa-check” side=”left” target=”” color=”0960b7″ textcolor=”ffffff”]Leia outros artigos sobre a Safeweb[/button]