Desde o dia 27 de março a Soluti disponibilizou a validação de Certificados Digitais por videoconferência. Através dela é possível realizar o processo 100% online, da compra à emissão do Certificado
Por Soluti
Por se tratar de um processo novo, é natural surgir algumas dúvidas. Para te ajudar, listamos e respondemos as mais frequentes. Confira!
1. Todo mundo pode emitir o Certificado Digital por videoconferência?
Segundo normativa publicada pelo Instituto Nacional de Tecnologia – ITI que regulamenta os procedimentos para a aquisição do Certificado Digital à distância, é necessário ter a biometria cadastrada na base da ICP-Brasil. Você pode consultar se pode ser atendido por videoconferência clicando aqui.
2. Não estou apto a fazer a emissão por videoconferência, como proceder?
Podemos fazer uma validação presencial, indo direto a casa ou trabalho. Para isso entre em contato com a Soluti pelo telefone: (62) 3412-0231, WhatsApp: (11) 3331-2882 ou Email: validacoes.externas@soluti.com.br
3. Como funciona o processo?
É simples, são 5 etapas básicas:
1. Realize a compra do Certificado Digital na loja virtual da Soluti ou na rede de parceiros, em todo o Brasil.
2. Agende a videoconferência, no melhor dia e horário para você.
3. Envie os documentos solicitados para nossa análise.
4. Realize a videoconferência com um atendente nosso (Agente de Registro).
5. Faça a emissão do Certificado Digital e comece a usá-lo imediatamente.
4. Já comprei o Certificado, tenho quanto tempo para fazer a emissão?
Você tem até 15 dias.
5. Como farei o agendamento da videoconferência?
Após realizar a compra você receberá um e-mail com instruções para fazer o agendamento, criação de senhas e envio de documentos. Por isso atente-se para fornecer seu melhor e-mail, durante a compra, de forma correta.
6. Como enviarei os documentos?
Os documentos solicitados devem ser enviados ao e-mail informado e passarão por validação dos Agentes de Registro.
7. Meus documentos não foram aprovados, o que devo fazer?
Caso haja alguma pendência na documentação, o Agente de Registro solicitará por e-mail a adequação e/ou complemento deles.
8. Quais Certificados poderão ser emitidos por videoconferência?
Todos os tipos de Certificado Digital Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
9. Quero emitir um Certificado em uma mídia criptográfica, como fazer?
Se você não tiver uma mídia criptográfica (token ou Smartcard), será necessário adquirir em uma loja física ou receber por entrega. Se você já possuir uma mídia é só realizar a compra e seguir os passos informados por e-mail.
10. Posso fazer todo o processo pelo celular?
Sim. Todo processo pode ser feito pelo celular, com exceção à emissão de Certificados A1 e A3. No caso do Certificado em nuvem Bird ID, a emissão pode ser feita no celular.
11. Posteriormente, vou precisar comparecer na empresa para coletar meus dados biométricos?
Não. Os Certificados emitidos por videoconferência são válidos e aderentes às normativas da ICP-Brasil, não necessitando de nenhum outro processo adicional.
12. Posso emitir um Certificado Digital neste processo através de procuração?
Sim. Desde que o procurador tenha seus dados cadastrados na base da ICP-Brasil.
13. Quanto tempo demora para meu Certificado ser aprovado nesse formato?
Após a aprovação do Agente de Registro na videoconferência, o Certificado estará pronto para a emissão, ou seja, a aprovação é imediata.
14. Meu Certificado Digital está vencido, posso renovar por videoconferência?
Sim!
15. Tenho um Certificado Digital de outra Certificadora, posso renovar na Soluti?
Sim, desde que o CPF esteja cadastrado na base de dados da ICP-Brasil. Para conferir se pode ser atendido por videoconferência clique aqui.
Fonte: Soluti Responde
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