Se você navega pela internet provavelmente já ouviu falar nos hackers, especialistas em invasões digitais com grande conhecimento em informática, esses internautas conseguem burlar diversas chaves de segurança para conseguir acesso a áreas restritas.
Essa habilidade faz com que sejam constantemente confundidos com os Crackers, que também possuem conhecimentos em informática tão abrangentes quanto os do primeiro grupo. A grande diferença entre ele, no entanto, é o que cada grupo faz com as informações.
Enquanto os Hackers invadem sistemas por motivos específicos e muitas vezes por bens sociais, os crackers têm o objetivo reverso, e geralmente divulgam informações sigilosas, imagens pessoais, ou invadem sistemas apenas para causar danos.
Na prática os grupos colidem seus interesses e acabam se enfrentando em ambiente virtual, já que muitas vezes o trabalho dos hackers consiste em encontrar falhas em sistemas para que eles possam se tornar mais seguros e impedir a ação dos crackers.
Um dos exemplos das ações positivas dos hackers é a criação do site Radar Parlamentar, que permite que a população tenha acesso as votações no Senado, na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com os especialistas em segurança da informação a demanda de trabalho dos hackers deve aumentar ainda mais, já que da mesma maneira que surgem novas falhas exploradas pelos crackers diariamente, os profissionais do bem fazem o possível para desativá-las.