O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) firmaram acordo de cooperação técnica, na última quarta-feira (25), com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), para o desenvolvimento e a manutenção do módulo de Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (GIGS) do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Elaborado pela equipe técnica do regional catarinense, esse módulo facilita o controle de prazos processuais e o registro de estatísticas por parte de magistrados e servidores.
Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação, o Presidente do CSJT/TST, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen, discursou sobre a importância das parcerias entre o Comitê Gestor Nacional do PJe-JT e os comitês gestores regionais. “O desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho compete a todos os órgãos do Judiciário do Trabalho, por isso os acordos de cooperação técnica e a aproximação entre os gestores nacionais e regionais são fundamentais para a evolução do sistema”, disse ministro.
Quanto ao objeto do termo de cooperação, Barros Levenhagen afirmou que “o módulo Gestão Interna de Gabinete e Secretaria é de extrema importância, porque vai contribuir para a gestão de processos feita por magistrados e servidores no ambiente do PJe-JT. Esse módulo servirá a todos os Tribunais Regionais do Trabalho”, concluiu o presidente do CSJT e do TST.
O Presidente do TRT da 12ª Região, Desembargador Edson Mendes de Oliveira, agradeceu o estabelecimento do acordo de cooperação técnica e disse que “o GIGS é uma ferramenta inovadora, para beneficiar todo o Judiciário do Trabalho e contribuir para a eficiência do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho”. Conforme as cláusulas do acordo de cooperação, o CSJT e o Regional de Santa Catarina vão atuar de forma conjunta para adaptar o módulo de gestão ao sistema do PJe-JT.
Reprodução de ASCOM/CSJT