A ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, iniciou sua operação na nova cadeia de certificação digital denominada v4 e já opera com algoritmo no novo padrão de Curvas Elípticas.
A emissão do primeiro certificado digital na cadeia v4 ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, em Brasília.
Trata-se de um momento importante para a ICP-Brasil uma vez que a nova versão de Raíz com algoritmo criptográfico é diferente do comumente utilizado RSA que utilizava nas versões anteriores.
O novo algoritmo segue a lógica da criptografia assimétrica, no entanto faz uso da tecnologia europeia de Curvas Elípticas – brainpoole, usa chaves criptográficas menores e mais robustas.
O primeiro certificado emitido na V4 foi o certificado para a Autoridade Certificadora do Ministério de Relações Exteriores – AC MRE, que é a Autoridade Certificadora que assinará os certificados digitais que serão utilizados novo passaporte brasileiro, aderente ao diretório Public Key Directory – PKD da Organização da Aviação Civil Internacional – ICAO, agência especializada das Nações Unidas que promove a segurança e padroniza os aeroportos e passaportes no mundo.
Com informações do ITI