Com o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de avanço da transformação digital, algumas assembleias de fundos próprios mudaram seu formato e passaram a ser feitas de forma virtual. Com uma solução da multinacional brasileira Valid, o Itaú Unibanco já adotou essa nova realidade.
Permitida, desde 2014, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as assembleias digitais estão garantindo maior celeridade e aumento no número de participantes.
Com uma média de três milhões de cotistas em seus fundos próprios e 7 mil assembleias/ano, o Itaú Unibanco chegou a registrar quórum de apenas 10 investidores e agora com novo formato, o número já chegou a 500 votos no mês de julho, por exemplo.
A solução da Valid permite que, de forma remota, cada cotista receba um e-mail com acesso à votação na assembleia, além de alerta por SMS em seus dispositivos móveis.
Com a votação realizada é possível avaliar a quantidade de cota de cada participante, gerando um relatório completo para a instituição bancária. Cada participante recebe também uma carta resumo da reunião.
Além de democratizar as informações sobre investimentos para os cotistas, a solução garante, de forma segura e ágil, que o banco tenha todo o gerenciamento da assembleia com uma tela administrativa.
“O aperfeiçoamento do projeto surge em um momento essencial principalmente por conta da pandemia.
Com tecnologia de ponta e segurança de dados, os cotistas conseguem participar das assembleias de fundos sem sair de casa”, destaca Maurício Menezes, COO da Valid.
O avanço dos ambientes digitais reforça a importância das soluções multicanais para as instituições.
O portal de correspondência, também utilizado pelo Itaú Unibanco, permite a divulgação e envio de documentos de consórcios, boletos de cobrança, imposto de renda, por exemplo.
“Cada vez mais estamos avançando com soluções para melhorar a experiência digital de empresas e pessoas. Nosso foco segue na inovação e segurança”, ressalta Menezes.
- Por que um Advogado deve ter um certificado digital?
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): O que muda em 2024?
- Transforme sua prática médica com o VIDaaS Health: Certificação Digital para Profissionais da Saúde!
- V/Cert, uma empresa da Valid, sai à frente e adota algoritmo pós-quântico com HSM da Kryptus
- Como os certificados digitais aumentam a produtividade no RH?
- Valid tem lucro de R$ 213 milhões e receita líquida cresce 20%
- Open Insurance: como funciona e quais os seus impactos no mercado?
- Valid anuncia mudanças na Diretoria Executiva
- Assinaturas Eletrônicas Fortes com Certificado Digital em Nuvem